Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 19 de Maio - Dia do Físico

terça-feira, 19 de maio de 2015

19 de Maio - Dia do Físico


Não se sabe ao certo o por que desta data mas, o dia 19 de Maio foi definido como o dia da Física, pela Sociedade Brasileira de Física, no ano de 2005, ano em que fora decretado pela ONU como o ano internacional da Física, para comemorar o centenário das publicações dos trabalhos de Einstein. A partir de então, várias instituições de ensino promovem, para o público, atividades instrutivas sobre a física.

Uns afirmam que o dia 19/05 vem de 1905 (Ano Miraculoso de Einstein), outros ousam sugerir o aniversário do físico holandês Abraham Pais (1918-2000), que escreveu sobre a vida de Niels Bohr (de quem foi assistente) e Albert Einstein (de quem foi colega em Princeton), como inspiração para esta data. Ao certo, não se sabe o motivo deste dia, talvez ele seja apenas um dia aleatório e arbitrário.


Sem os físicos não haveria o telescópio Hubble e suas fotos belíssimas, o Espectro Eletromagnético e suas utilidades, a sismologia que nos ajuda a entender onde pisamos, explicações para os fenômenos ao nosso redor e até a ficção científica.

Por causa dos Físicos temos eletricidade, óculos, câmeras, relógios, motores, geladeiras, condicionadores de ar, protetores solar, celulares, aviões, naves, computadores…

Enfim, sem os físicos o mundo seria bem diferente, como tantas outras profissões também! Parabéns a todos os físicos e ao nosso professor de física Davi Morato!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.