Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Qual o nome do Papel que você usa?

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Qual o nome do Papel que você usa?

Existem muitos tipos de papel encontrados no mercado. Mas um deles quase ninguém sabe o nome. Usualmente chamamos de papel comum ou chamamos pelo nome de uma das marcas mais comuns, o famoso Chamequinho também conhecido como Sulfite.

Hoje vamos falar desse papel tão usado e que poucos sabem realmente quem ele é! Papel offset, sulfite, super bond ou chameguinho?

São muitos os nomes. Mas na verdade esse é o papel mais comum do mercado. 
É aquele papel vendido em resmas de 500 folhas ou em pacotes de 100 folhas.

Os nomes variam de acordo com o uso. Quando são vendidos em folhas grandes, diretamente para as gráficas assumem o nome de papel offset, pois é mesmo nome das máquinas em que se processa a maior parte da impressão.

A gramatura varia muito, indo de 56 g até cerca de 300 g. A cor geralmente é branca, com uma certa variação de alvura dependendo do fabricante.

Mas ele pode ser colorido também, mas daí assume outros nomes para diferenciar como o super bond (56, 60 g), papel colorido (75 g) ou cartolina (150 e 180 g).

Quando é vendido cortado para impressoras comuns, costuma ser chamado de sulfite ou chameguinho no comercio.

Qual a diferença dele?

O que caracteriza esse papel é não sofrer nenhum tipo de preparo. Esse é o primeiro papel a sair da linha de produção. As fibras ficam aparentes, sem nenhum tipo de cobertura.

A partir dele pode-se aplicar uma cobertura a base de caulim, passando a ser chamado de couchê ou impermeabilizações especiais formando o papel duplex, tríplex, duodesign, supremo e similares.

Como não possue nenhum tratamento especial, é o papel mais barato do mercado e por isso o mais usado.

Como as fibras ficam aparentes, ele não tem nenhum problema para a tinta ser absorvida. Com isso pode ser usado em impressoras jato de tinta, laser, offset, rotogravura, flexografia e todos mais processos que existem no mercado.

Fonte: Cardquali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.