Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 26 de maio - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

terça-feira, 26 de maio de 2015

26 de maio - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

O 26 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma e serve para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce.

O glaucoma é uma neuropatia óptica de caráter multifatorial que se caracteriza pela perda progressiva do campo visual até chegar à cegueira nos seus estágios mais avançados. Geralmente tem progressão lenta e é assintomático nos primeiros anos.

Infelizmente ainda é uma das principais causas de cegueira irreversível em todo o mundo. 

Embora sua etiologia ainda não esteja bem esclarecida, na maioria dos casos, essa doença pode estar relacionada, entre outras coisas, ao uso de medicações à base de corticoesteroides. 

Em abril de 2014, a Sociedade Brasileira de Glaucoma realizou o primeiro Consenso Brasileiro de Glaucomas Secundários, reunindo cem especialistas de todo o país. Durante o evento, o glaucoma corticogênico foi considerado pelos experts presentes, como o tipo mais comum entre aqueles de causa conhecida. É, portanto, uma doença evitável.

Esse tipo de glaucoma está geralmente associado ao uso prolongado dessas drogas, principalmente sob a forma de colírios. A prescrição desses colírios é fundamental para tratar uma série de doenças que acometem os olhos. O problema está no uso crônico e indiscriminado, geralmente como automedicação, sem controle médico.

A sociedade tem feito solicitações à Anvisa para que a retenção da receita médica dessas medicações seja obrigatória, da mesma forma em que já é feita no caso dos antibióticos.

No Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, fica então um alerta à população sobre essa forma da doença que tem levado à cegueira muitos dos nossos jovens em plena fase produtiva da vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.