Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 01 de Junho - Dia Nacional da Imprensa

segunda-feira, 1 de junho de 2015

01 de Junho - Dia Nacional da Imprensa


Hoje é o dia nacional da Imprensa. Em torno desta data há uma interessante controvérsia. Até 1999, o Dia Nacional da Imprensa era comemorado em 10 de setembro, quando, em 1808, começou a circular no Brasil A Gazeta do Rio de Janeiro, publicação que contava com a aprovação da coroa portuguesa.

A lei 9831/99 alterou a data para 1º de junho, que marca o lançamento também em 1808, do Correio Brasiliense, editado em Londres, Inglaterra pelo jornalista Hipólito José da Costa e que tinha independência em relação aos poderes oficiais.

Esse periódico foi lançado três meses antes de A Gazeta, com o intuito de informar a população brasileira sobre os eventos da Europa, sem a censura da Coroa Portuguesa.

A mudança no calendário oficial ocorreu em função de duas publicações lançadas no mesmo ano, mas, com linhas editoriais totalmente diferenciadas.

Informar a população com ética e veracidade, sem manipulação ou sensacionalismo, este é o papel dos profissionais da imprensa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.