Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: O pesadelo do TCC

terça-feira, 2 de junho de 2015

O pesadelo do TCC



Antes mesmo de começarmos a faculdade, o trabalho de conclusão de curso (ou TCC) já bota medo na gente. Mas ele não é nenhum bicho de sete cabeças: na maioria das vezes, o maior inimigo dos estudantes acaba sendo a própria ansiedade. Algumas universidades dão a opção de fazer o trabalho em grupo ou sozinho, e cada uma delas tem o seu próprio método de ensino. Tá passando pela depressão pré TCC? Calma! No final, tudo dá certo. Aqui vão algumas dicas para ajudá-lo a mandar bem no trabalho e se formar:


1. Descubra o que você gosta de fazer



Claro que nem todo grupo vai ter um integrante para cada função, mas a partir do momento que você sabe qual área é a sua praia, as coisas ficam mais fáceis. Afinal, colocar alguém de criação para fazer mídia pode ser um desastre!



2. Caso ele seja em grupo, escolha bem quem vai trabalhar com você



Quanto antes você souber quem vai te ajudar (ou atrapalhar de vez), melhor. E nada de amiguinhos: se você está acostumado a levar seus grupos de trabalhos nas costas (só porque eles são “sua turma”), é bom repensar o grupo do TCC. Afinal, você não vai dar conta de fazer um trabalho dessa dimensão sozinho.

3. O orientador ajuda bastante

Não deixe de conversar com o seu orientador nunca. Lembre-se: sua nota depende dele. E é por isso que você e o seu grupo devem escolher um professor que goste do seu grupo e se predisponha a ajudar.

Não deixe de conversar também com outros professores, principalmente aqueles que têm conhecimento nas áreas que vocês estão trabalhando.

Se houver algum professor que é bastante requisitado, procure falar com ele antes de todo mundo, mesmo que você não tenha quase nada para mostrar. O seu interesse pela opinião dele conta muito.

4. Pesquise como se não houvesse amanhã

Pesquise para saber se o tema é realmente bom o suficiente para o seu TCC. Pesquise sobre o cliente, sobre os concorrentes, procure por noticias que adicionem conteúdo ao seu trabalho e muito mais. Quanto mais dados você tiver, mais rico o seu trabalho fica. (Dados úteis, não enche linguiça que fica feio.)

5. Fique atento aos prazos

Não deixe para depois das férias o que você pode fazer antes e, quem sabe, até durante elas. Se programe e siga à risca o seu próprio cronograma. Se adiantar e estar com o trabalho pronto antes de todo mundo diminui o desespero do fim do semestre.

6. Não entre em pânico

Divirta-se! A gente sabe que é uma pressão constante e que, mesmo com o TCC, você ainda tem de lidar com outros trabalhos, provas, estágio, etc. Mas quanto mais solto o seu dia a dia, melhor o resultado final.

Fica aqui o nosso boa sorte a todos que estão iniciando ou finalizando essa etapa.


Fonte: Mídias Publicitárias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.