Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: No Limite da Arte

terça-feira, 16 de junho de 2015

No Limite da Arte

Foto: Jason Mandella / Cortesia: Bjarne Melgaard & Galerie Thaddaeus Ropac – Paris, Salzburg

Se há uma opnião unânime sobre o trabalho do artista Bjarne Melgaard, é a de que ele gosta de quebrar tabus e não tem medo de polêmicas. A Galerie Thaddaeus Ropac, localizada no charmoso bairro do Marais, em Paris, dá uma mostra da fama do artista norueguês radicado em Nova York com a exposição The Casual Pleasure of Disappointment.

Bjarne Melgaard por Geordie Wood
Para a sua primeira mostra solo na Ropac, Melgaard reúne pinturas, desenhos, instalações e esculturas. O ponto de partida é a imagem da diretora francesa Catherine Breillat e do filme Abuse of Weakness (2014), que também inspirou uma coleção capsula de moda. Catherine, conta o artista, o inspira tanto como uma figura mítica quanto referência para conflitos emocionais. “Meus novos trabalhos questionam como a indústria da beleza se tornou a base para a maneira como vemos uns aos outros.

A ideia é desconstruir a relação entre arte e moda e lidar com aspectos auto-destrutivos dentro do conceito de beleza”, explica. Além dessa reflexão, temas como abuso, deterioração física e dependência, que fazem parte da história pessoal de Melgaard, também aparecem nas obras.

Foto: Jason Mandella / Cortesia: Jarne Melgaard & Galerie Thaddaeus Ropac – Paris, Salzburg

Algumas das peças foram criadas a quatro mãos com o hair artist Bob Recine, o estilista Andre Walker, o designer de móveis Kwangho Lee, o make-up artist Kanako Takase e a artista Susan Cianciolo. O resultado são telas com bonecas maquiadas e com cabelo, entre vários outros materiais. No último dia 31.01, Melgaard abriu outra exposição em Oslo, traçando paralelo entre o seu trabalho e o de Edvard Munch, no The Munch Museum. A cenografia foi feita em parceria com a Snohetta, famosa agência de arquitetura e desenho que fez Ground Zero Museum Nova York, a Opera de Oslo e a Biblioteca de Alexandria, e agora vai fazer a nova sede do jornal Le Monde, em Paris. Melgaard já participou de três bienais: Veneza (2011), Lyon (2013) e Whitney (2014).

Foto: Jason Mandella / Cortesia: Jarne Melgaard & Galerie Thaddaeus Ropac – Paris, Salzburg

Foto: Jason Mandella / Cortesia: Jarne Melgaard & Galerie Thaddaeus Ropac – Paris, Salzburg


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.