Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 11 de Junho - Dia da Marinha Brasileira

quinta-feira, 11 de junho de 2015

11 de Junho - Dia da Marinha Brasileira

Militar da Marinha

O que é ser um militar da Marinha?
O militar é o profissional que serve à alguma das três forças armadas (Exército, Marinha ou Aeronáutica) ou que serve as Forças de Segurança dos Estados da Federação (bombeiros e policiais militares). Na estrutura do governo brasileiro, as Forças Armadas estão integradas ao Ministério da Defesa.
A Marinha é a componente naval das Forças Armadas de um país, responsável, principalmente, no contexto externo, pela defesa das áreas litorâneas e das plataformas continentais brasileiras, e no contexto interno pela orientação dos navegantes, pelo policiamento das costas brasileiras e pela fiscalização do tráfego marinho e dos portos.
Quais as características necessárias para ser um militar da Marinha?
Para ser um militar da marinha é necessário que o profissional seja corajoso e tenha interesse em servir seu país. Outras características interessantes são:

  • Responsabilidade
  • Seriedade
  • Força de vontade
  • Coragem
  • Raciocínio rápido
  • Força física
  • Resistência
  • Instinto de sobrevivência
  • Capacidade de receber ordens
  • Capacidade de respeitar hierarquias

Qual a preparação necessária para ser um militar da Marinha?
No Brasil, ao completar 18 anos, o cidadão do sexo masculino deve se alistar em alguma das três Forças Armadas, e, se convocado, pode cumprir o serviço obrigatório e continuar seguindo carreira. Também é possível ingressar na Marinha através de concurso público, com o objetivo de preencher vagas abertas. No caso do concurso para graduados em ensino superior é necessário que o candidato seja aprovado na seleção, no Curso de Formação e no Estágio de aplicação de Oficiais. No caso de concurso para níveis fundamental ou médio, o candidato aprovado em concurso público tem a oportunidade de cursar a Escola Naval. O curso de ensino médio (para quem tem fundamental completo) oferece três anos do currículo escolar intenso, em regime de internato e treinamento físico. O curso de ensino superior (para quem tem ensino médio completo) forma Corpos da Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes.
Hierarquia da Marinha Brasileira

Oficiais Generais:


AlmiranteAlmirante-de-Esquadra
Vice-Almirante
Contra-Almirante


Oficiais Superiores:


Capitão de Mar e Guerra
Capitão-de-Fragata
Capitão-de-Corveta


Oficiais Intermediários:


Capitão-Tenente

Oficiais Subalternos:

1° Tenente
2° Tenente
Guarda-Marinha

Graduados

Suboficial:


1° Sargento
2° Sargento
3° Sargento
Cabo

Marinheiro

Principais funções da Marinha Brasileira
Orientar e controlar a Marinha Mercante (conjunto de navios que transportam mercadorias e realizam comércio) e suas atividades correlatas, na defesa dos interesses nacionais
Prover a segurança da navegação aquaviária
Contribuir para a formulação e condução de políticas nacionais que digam respeito ao mar
Implementar e fiscalizar o cumprimento de leis e regulamentos, no mar e nas águas interiores, em coordenação com outros órgãos do poder executivo, Federal ou Estadual
História da Marinha Brasileira
A Marinha, no Brasil, tem sua história iniciada em 1736, com a criação da Secretaria de Estado de Negócios da Marinha, por D. João V de Portugal. Na época da Independência do Brasil, em 1822, o governo da nação recém-emancipada viu a necessidade da existência de uma força bélica naval, capaz de defender a vasta extensão da costa e riqueza da rede hidrográfica do território, assegurando o comércio e as comunicações entre as suas diversas regiões.
Desse modo, em 10 de novembro de 1822, foi solenemente içado, no penol da carangueja da nau "Martim de Freitas" - rebatizada como "Pedro I" e alçada a capitânea da Esquadra brasileira em formação -, pela primeira vez, a bandeira do Brasil, sob salva de 101 tiros.
A Esquadra teria, doravante, papel decisivo na Guerra de Independência do Brasil. Para guarnecê-la, o governo recorreu aos serviços de estrangeiros, como o Almirante Thomas Cochrane, um oficial da Marinha Real Britânica. Até ao Período Regencial Brasileiro, estima-se que metade dos praças e dois terços dos oficiais da Marinha eram estrangeiros.
Garantida a Independência e a unidade nacional, assim como a sua integração, a Marinha teve papel de destaque ainda em acontecimentos tão diversos como a Guerra da Cisplatina, os diversos movimentos separatistas que se iniciaram no Período Regencial, a Guerra contra Oribe e Rosas, a Guerra da Tríplice Aliança e outros.
Fonte: www.brasilprofissoes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.