Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 05 de Junho - Dia da Ecologia e Dia Mundial do Meio Ambiente

sexta-feira, 5 de junho de 2015

05 de Junho - Dia da Ecologia e Dia Mundial do Meio Ambiente



No dia 05 de junho comemora-se além do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Dia da Ecologia.

A palavra Ecologia é formada pela junção de duas palavras gregas, oikos (casa) e logos (ciência). Logo, define-se Ecologia como o conjunto das ciências que se dedicam ao estudo das interações dos seres vivos com o seu ambiente.

Os ecossistemas são conjuntos de seres vivos habitantes de um local - a flora, a fauna e os microrganismos, juntamente com os fatores físicos que compõem o ambiente - a atmosfera, o solo e a água.

Esses ecossistemas estão relacionados em um ciclo vital, a chamada cadeia alimentar, responsável pelo equilíbrio do ambiente.

Podemos representar a cadeia alimentar em forma de pirâmide, onde a base é constituída de alimentos vegetais (seres autotróficos) e as camadas subsequentes são compostas por predadores (seres heterotróficos) primários, secundários e terciários. O topo da pirâmide é composta pelos decompositores, que desempenham um papel fundamental para a ciclagem de nutrientes.

A Ecologia, foi dividida por Schroter, em 1896 e 1902, em dois grandes ramos:

Auto-ecologia: é o ramo da ecologia que estuda a influência dos fatores externos sobre o animal e o vegetal, ou sobre uma espécie determinada. É, por assim dizer, o estudo individual de um organismo, ou de uma espécie, em que é posta em destaque a sua biologia e o comportamento que apresenta na adaptação a um meio determinado.


Sinecologia: estuda os grupos de organismos associados entre si, quer dizer, o estudo das comunidades naturais, incluindo animais e vegetais. 


A tendência atual é a de considerar a ecologia dividida em quatro subdivisões, não tendo em conta nem a auto-ecologia nem a sinecologia.

Essas quatro subdivisões são: 


  • Ecologia das Espécies 
  • Ecologia das Populações 
  • Ecologia das Comunidades 
  • Ecologia dos Ecossistemas 
A divisão da ecologia pode basear-se em vários critérios, como por diferentes ambientes, ecologia marinha, ecologia de água doce, ecologia terrestre.

Há ainda a divisão por critérios taxonômicos: ecologia de insetos, ecologia de crustáceos, ecologia de plantas. A divisão da ecologia é vantajosa pois facilita o seu entendimento, mas sempre deve-se pensar sempre nas “diversas” ecologias com um todo.

Fonte: www.achetudoeregiao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.