Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 15 de Junho - Dia do Paleontólogo

segunda-feira, 15 de junho de 2015

15 de Junho - Dia do Paleontólogo

O que é um paleontólogo?


Um paleontólogo é um cientista com formação superior em Geologia (ou em Biologia, ainda que esta seja menos frequente) que estuda os fósseis para investigar como eram os organismos e os ecossistemas do passado da Terra. O paleontólogo estuda os fósseis, também, para perceber como estes se formaram e como podem ser usados para a datação relativa dos estratos rochosos em que ocorrem.

Os paleontólogos são os cientistas que estudam Paleontologia.

O que é necessário para se ser paleontólogo?

Para se ser paleontólogo é necessário, sobretudo, ser-se curioso e querer saber mais sobre os animais e as plantas que povoaram a Terra há muitos milhões de anos e sobre os fósseis, os vestígios desses mesmos organismos que encontramos atualmente conservados nas rochas.

Os paleontólogos são cientistas com um gosto muito especial pela Geologia e pela Biologia (pelas Ciências da Natureza em geral), uma vez que, para investigar a Vida do passado da Terra e estudar os seus fósseis, é necessário conhecer bem a geologia dos locais onde estes ocorrem e a biologia dos organismos que lhes deram origem.

Quais as vantagens de se ser paleontólogo?

Ter uma profissão diferente, imaginativa e estimulante. Poder estudar temas fascinantes. Descobrir fósseis com milhões de anos de idade que nunca ninguém tinha visto antes! Investigar o passado da Vida sobre a Terra. Fazer parte de equipas de investigação científica nacionais e internacionais. Trabalhar em contato com a natureza e poder viajar para sítios exóticos ? desertos e florestas tropicais em todo o mundo! ? para realizar trabalho de campo e recolher fósseis para estudo.

Só é paleontólogo quem quer ser paleontólogo. E querer é poder! Esta não é uma profissão a que se vá parar por acaso, por engano...

Fonte: webpages.fc.ul.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.