Educação Sanitária é um processo ativo e contínuo que promove mudanças no conhecimento, atitudes e comportamento das pessoas frente aos problemas sanitários com o objetivo de melhorar as condições diretas e indiretas da saúde das pessoas, dos animais, das plantas e do meio ambiente.
Conscientizar a população, de forma crítica e participativa, é o fator mais importante para se estabelecer um verdadeiro trabalho educativo sanitário e conseguir resultados, do ponto de vista prático, em termos de saúde. O segredo disto está em preparar as equipes de trabalho e em estas equipes aplicar este aprendizado junto com o público que se trabalha, para construir uma condição sanitária cada vez melhor.
E para esse trabalho, a Coordenadoria de Educação Sanitária é a responsável pela orientação e desenvolvimento de campanhas, projetos, treinamento técnico e palestras envolvendo o público específico e afim conforme os programas de defesa sanitária animal e vegetal.
A esse setor se incumbe: elaborar e distribuir material educativo sobre os programas sanitários; realizar palestras e reuniões propondo orientar e inserir a educação sanitária na capacitação de profissionais, nas unidades escolares envolvendo e conscientizando a comunidade para uma maior integração no setor produtivo.
Fonte: www.adapec.to.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.