Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Otimizando seus arquivos no Corel Draw

sábado, 26 de janeiro de 2013

Otimizando seus arquivos no Corel Draw

Neste artigo, será explicado o que significa a sigla CMX dos arquivos do Corel e para quê usar, quando usar, suas vantagens e desvantagens. Então, mãos à obra!

O que é CMX?

A sigla CMX significa Corel Presentation Exchange. É um formato de metarquivo que oferece suporte a informações de bitmap e vetor e a gama completa de cores PANTONE, RGB e CMYK. Os arquivos salvos em formato CMX podem ser abertos e editados em outros aplicativos Corel.
CMX é uma extensão de arquivo, como outras. Por exemplo: CDR, BMP, TIF, EPS, etc. Estas extensões ajudam o usuário e o computador a distinguir diferentes formatos de arquivo.


Exportando e importando os seus arquivos em CMX

Nós já vimos, em artigos anteriores, algumas soluções para limpar os arquivos “sujos”, que demandam muito tempo para ser abertos, fazendo o usuário ter que esperar muito. Neste artigo, vamos falar sobre outro processo que pode ajudar você a tornar os seus arquivos mais leves, o CMX. Começarei com o procedimento de converter os arquivos CDR em CMX. Depois, irei comentar sobre as suas vantagens e desvantagens.

Exportando e importando

Abra um arquivo qualquer, de preferência um minado de estilos. Porém, lembre-se, quando abrir não utilize a opção Salvar configurações como padrão para não infectar seu Corel novamente.
Abra o arquivo com problemas (recomendação importante: tenha em mãos bolachas e café, você vai precisar para ajudar a passar a hora).

Agora, com arquivo aberto e você bem alimentado:
  • Selecione o arquivo que vai ser exportado usando as teclas de atalho Ctrl+A.
  • Vá até o menu Arquivo e selecione a opção Exportar. Ou com teclas de atalho Ctrl+E, exporte seu arquivo.
  • Selecione a pasta desejada para exportar seu trabalho. Não se esqueça de selecionar a extensão CMX. Veja a ilustração:
cmx
  • Feche o arquivo.
  • Abra um documento novo.
  • Importe o arquivo CMX que você exportou.
  • Salve este arquivo normalmente em CDR e pronto.
Agora salvando o arquivo CDR você vai ver que ele abrirá mais rápido que uma mordida na bolacha e um gole de café.

Vantagens do CMX

A extensão CMX faz aquilo que a CDR deveria fazer, limitar-se a exportar apenas o conteúdo do arquivo SEM os incômodos estilos e um monte de coisas inúteis que o Corel gera e que tanto atrasam nossa vida.

Desvantagens do CMX

Você pode estar se perguntando “por que eu tenho que deletar os estilos um a um, se posso simplesmente exportar o arquivo em CMX e importar para um novo documento?” Também me fiz esta pergunta quando comecei a utilizar estes macetes. Foi aí que comecei a fazer testes e mais testes. Cheguei a uma conclusão muito importante e tenho certeza de que vocês também vão concordar.
Abri um arquivo qualquer, exportei em CMX e importei novamente em um novo documento. Para meu espanto, veja na ilustração abaixo como meu arquivo veio:

original e cmx
Observe como era meu arquivo e como veio depois que eu o exportei em CMX. Note, onde estão as flechas magenta, os erros que ocorreram na transformação. Foi então que pensei que esta dica é furada. Mas por que todo designer experiente comenta sobre ela?
Comecei a pesquisar mais afundo sobre o assunto e fazer vários testes. Cheguei a uma conclusão. Esta dica resolve sim o problema, porém os problemas que ocorrem, como no exemplo acima, acontecem quando nossos arquivos contêm efeitos, como: envelope, powerclip, sombreamento, perspectiva e distorção.
Isto não quer dizer que estes efeitos se desfarão em todos os casos, mas em 80% dos casos, sim. Sem falar que se você usar o efeito “quebrar texto do parágrafo” (aquele em que usamos uma forma – retângulo. quadrado ou o que seja – para forçar a caixa de texto a acompanhar aquela forma), este efeito se desfará.
Estes problemas acontecem porque o CMX, dependendo se o arquivo tiver muitos efeitos, não suporta lê-los totalmente, e consequentemente gera os erros.

Solução do CMX

Após analisar muitos arquivos e a maneira com que eu trabalhava em cima deles, pude chegar a uma conclusão bacana, lembrando sempre que esta solução não é 100%, pode acontecer mesmo assim alguns problemas.

Quando você terminar de desenvolver sua arte e ela já estiver pronta e aprovada, finalize seu arquivo como se você fosse enviar para a gráfica, ou seja, eliminando os efeitos, convertendo texto em curvas, powerclip em imagem CMYK – 300dpi´s. O que for imagens ou clipart´s, passar para imagens com 300dpi´s. Enfim, todos os procedimentos necessários para a finalização.

Feito isto, exporte o arquivo e importe-o em um novo documento. Fazendo deste modo, você vai eliminar futuros problemas que possam acontecer quando exportar para CMX, mas lembrando que não é 100% garantido.

Conclusão

Para finalizar este artigo, sugiro utilizar-se dos três métodos descritos nos artigos anteriores e neste. Ou seja, analise seu arquivo antes de tomar uma decisão para deixar seus arquivos mais leves e limpos. Minha sugestão, talvez seja mais demorada e maçante, porém acredito que seja mais segura, é deletar as exibições que o Corel gera, os estilos de cor, gráfico e texto. Depois de tudo limpo, configurar como default do Corel e por fim se realmente for preciso, usar o processo do CMX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.