Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: ‘A Apple já era’, dizem os adolescentes

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

‘A Apple já era’, dizem os adolescentes

Segundo pesquisa, a empresa fundada por Steve Jobs está perdendo terreno para Samsung e Microsoft - Jovens preferem produtos não usados por seus pais, diz especialista


Publicidade do Microsoft Surface
Foto: Divulgação
Publicidade do Microsoft Surface - DIVULGAÇÃO
RIO - Os adolescentes decidiram que, tipo assim, a Apple já era. Segundo um artigo da revista americana “Forbes”, se você quer ser cool, você tem que ter um celular Samsung Galaxy nas mãos ou um tablet Microsoft Surface debaixo do braço.
Mas a constatação não é gratuita. Ela é o resultado de uma pesquisa feita pela companhia Buzz Marketing.

“Os adolescentes estão nos dizendo que a Apple já era”, diz Tina Wells, da agência Buzz Marketing, especializada no comportamento jovem. “A Apple tem feito um grande trabalho de abraçar a geração X e os mais velhos [os millennials], mas eu não acho que eles estejam se conectando com os adolescentes. Esses só querem saber de tablets ou laptops Surface e do Galaxy”.
Da mesma forma que os adolescentes não querem se vestir como adultos, eles também não querem ter o mesmo aparelho que seus pais, professores, etc. Eles preferem investir nos gadgets que são completamente novos, como o Samsung Galaxy e o Microsoft Surface, que apresentam dispositivo inéditos, em vez de comprar mais um iPhone, cujo primeiro modelo foi lançado em 2007 — que velho!
Outra causa da decadência do iPhone é a mania que os pais têm de dar aos filhos o aparelho usado (e ultrapassado), quando um novo modelo é lançado. Como os itens da Samsung e da Microsoft são mais baratos, é possível comprar um novo em folha para os teens.
“O iPhone 5 teve uma resposta negativa pela falta de uma verdadeira inovação, exceto pelo tamanho da tela e o peso, quando comparado ao 4S. Então, isso tem um efeito sobre o componente de originalidade e frescor”, afirma o consultor Joeri Van den Bergh, da agência de pesquisas InSites Consulting.
Claro que a massificação do iPhone é outro fator que ajuda a torná-lo menos cool. A Apple tem caído em diversas pesquisas de opinião que visam os jovens, como a anual “Young Love”, feita pela agência Smarty Pants.
Segundo outra empresa, a Piper Jaffray, enquanto 67% dos adolescentes ricos ainda dizem que pretendem comprar a próxima atualização do iPhone, a Samsung vem logo em segundo lugar, com 22%. Apesar de ainda dominar o pensamento dos jovens, o mais importante é o fato de que, há um ano, era impensável que um adolescente preferiria qualquer telefone em vez de um iPhone.
As ações da empresa falam por si só. A Apple reduziu os pedidos de telas LCD e outros componentes do iPhone 5 no trimestre atual, diante da baixa demanda. A companhia pediu que as fornecedoras Japan Display, Sharp e a sul-coreana LG Display reduzam para cerca de metade o fornecimento de telas LCD. O plano inicial era de cerca de 65 milhões de telas para o primeiro trimestre.
A medida comprova as afirmações dos analistas, segundo os quais as vendas do iPhone 5, lançado em setembro, não vêm sendo tão fortes quanto se esperava.
Do outro lado, a Samsung está jogando duro nas campanhas publicitárias, de acordo com um executivo de publicidade que trabalha com a marca.
“As comportas estão abertas e a Samsung definitivamente quer ir para a guerra, por isso eles estão mais agressivos do que nunca nos meios de comunicação, para consquistar os jovens”, diz o executivo.
Para isso, a Samsung tem gastado milhões de dólares ao longo dos últimos meses em uma campanha publicitária que sugere que o iPhone é para velhos e que os jovens devem passar para “a próxima grande novidade”.
Mesmo assim, analistas de marketing dizem que o destino da Apple depende mais da própria companhia do que de seus concorrentes.
“Tudo se move em ciclos e você não pode deitar na fama. Você tem que evoluir para manter a relevância. A Apple só precisa focar em inovação e os adolescentes vão voltar”, aposta Tina Wells.

FONTE http://oglobo.globo.com/megazine/a-apple-ja-era-dizem-os-adolescentes-7290331#ixzz2HykYzlBC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.