Uma ótima criação para uma peça gráfica não basta. A escolha do papel no qual será impresso o material também é importante para garantir um diferencial do produto, tendo assim mais qualidade e ótimos resultados. Conhecendo os papéis e suas características, auxilia no momento da escolha para que o mesmo seja mais adequado à sua peça gráfica. Para que esta escolha seja satisfatória, você deve levar em considerações o tipo da criação, a tinta e as possibilidades de acabamentos.
Classificação dos papéis
Atualmente existem infinitas variedades de papel no mercado pra você escolher de acordo com a sua necessidade. Para diferenciar um modelo de papel do outro, existe uma classificação básica que usamos:
a) Peso
Normalmente, o peso varia de 50 a 350 gramas. Isto define o peso e o volume do seu impresso final. O peso influencia no preço da impressão, na distribuição e até no envio pelo correio.
b) Formato
O formato bem definido resulta em aproveitamento de papel, o que pode proporcionar economia. Isto não só vale para custo, como para uma consciência ecológica. Por que desperdiçar se podemos economizar? É por isso que a Grafica oferece tamanhos pré-definidos que oferecem o melhor aproveitamento do papel.
c) Cor
As tintas off-set normalmente têm uma certa transparência. Portanto, a cor do papel pode influenciar na composição criativa das cores que você usa na sua arte.
d) Textura
A textura pode ser definida como o aspecto do papel (lisos, telados, etc.) ou quanto ao seu grau de rigidez. A textura do papel pode ser escolhida de acordo com a arte.
Tipos de papéis
Como foi citado acima, existem muitos tipos de papéis no mercado hoje em dia, porém a Grafica trabalha apenas com alguns deles. Veja abaixo os papéis que ela trabalha, suas características e o seu uso.
Couchê
É um tipo de papel resistente à umidade produzido a partir da composição de celulose branqueada de fibras curtas, cuja principal característica é o revestimento brilhante em ambas as faces, com ótima qualidade de impressão. Sua gramatura é bastante abrangente, porém a empresa trabalha basicamente com 04 gramaturas: 90, 120, 150 e 250 gramas.
Aplicação em materiais:
- Cartão de Visita
- Folders
- Flyers
- Postais
- Tags
- Encartes de Supermercados
- Cartazes e outros
Duplex
Este é um tipo de papel composto por 4 camadas, sendo: uma de celulose branca, duas internas de celulose pré-branqueada e a última de celulose possui dupla aplicação de couchê em um dos lados e é extremamente resistente. O seu verso permite melhor produtividade no processo de impressão. A gramatura do papel Duplex, que a empresa trabalha, é 250 gramas.
Aplicação de materiais:
- Calendário de Parede
Off-set
Papel com bastante cola, superfície uniforme livre de felpas e penugem e preparado para resistir o melhor possível a ação da umidade, o que é de extrema importância para a impressão pelo sistema off-set. Para quem busca impressos de alta qualidade, com grande nitidez, cores intensas, vivas e uniformes e com custo baixo, esta é a opção de papel. A gramatura deste papel, com a qual a empresa trabalha, é de 90 gramas.
Aplicação de materiais:
- Receituário
- Papel Timbrado
Supremo
É mais branco na frente e no verso, e possui a superfície mais lisa do mercado, o que faz dele um papel cartão ainda mais atraente. Possui multicamadas e com cobertura couchê controlada o que deixa mais branco por mais tempo. Aceita todos os recursos gráficos e podem ser utilizados nos mais variados materiais promocionais. A gramatura deste papel, que a empresa trabalha, é de 300 gramas.
Aplicação de materiais:
- Cartão de Visita
- Imã
- Folhinha
- Calendário Bolso
- Calendário Mesa
- Marcador de Páginas e outros
Papel reciclato
O próprio nome já lembra: este é um tipo de papel reciclado. Papel off-set 100% reciclado. É constituído por 75% de aparas pré-consumo e 25% de aparas pós-consumo, retiradas diretamente dos resíduos acumulados nas grandes cidades. Com sua qualidade, é o papel ideal para diferenciar seus trabalhos, por possuir textura única e por ser totalmente reciclado. A empresa trabalha com as gramaturas de 90 e 240 gramas.
Aplicação de materiais:
- Cartão de Visita
- Folder
- Flyers
- Receituário
- Papel Timbrado
- Tags
- Pastas
- Cartazes e outros
Curiosidade: A invenção do papel
Em tempos muito antigos, o homem já tinha a necessidade de representar com formas as suas atividades e o mundo que o cercava, para isso ele desenhava em vários lugares, como pedras, por exemplo. Com o tempo, essas formas se tornaram representações de ideias. Com isso, começaram a desenvolver utensílios para que eles conseguissem melhorar essa representação gráfica. Começaram então a utilizar tabletes de barro cozido, tecidos, papiros, pergaminhos e, finalmente, o papel.
A maioria dos historiadores concorda que o papel foi inventado na China por meio da polpação de redes de pesca e trapos e, mais tarde, usando fibras vegetais. Acredita-se que a qualidade do papel produzido pelos chineses nessa época, é muito similar à que usamos hoje em dia.
Dicas
- Existe um selo do FSC (Conselho de Manejo Florestal) em materiais produzidos com madeira, como o papel. Então, quando você for comprar papel, confira se existe o selo do FSC. Assim, você saberá que esta empresa é aliada da instituição e que está protegendo as florestas. Comprando produtos certificados pelo FSC, você também estará ajudando para que as florestas se mantenham vivas.
- Você sabia que você pode fazer papel reciclado na sua casa? Tem um vídeo que mostra como fazer isso. Assista ao vídeo do You Tube aqui, e divirta-se reciclando.
- Se você quiser reciclar papel de forma artesanal, personalizando o resultado, leia a matéria aqui.
Mãos à obra!
Agora que você já conhece vários tipos de papel, escolha o mais adequado para a sua arte e para a necessidade e estilo do seu cliente.
Links de referência, pesquisa e de interesse sobre papel:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.