O ano de 2012 acabou e muita gente certamente tem um bichinho do
empreendedorismo crescendo dentro de si. Se entre suas resoluções para este ano começar estiver a meta de abrir um negócio, fique atento às dicas
do professor Marcelo Nakagawa, coordenador do Centro de
Empreendedorismo do Insper. “O processo de abrir um negócio varia muito
entre as empresas, mas pode levar de seis meses a um ano, dependendo do
tipo de negócio”, afirma. Se seu negócio exigir um protótipo, por
exemplo, prepare-se para um prazo mais próximo dos 12 meses. Se for
virtual, pode tardar menos. Já imaginou que você pode começar a segunda
metade do ano com seu próprio negócio? Veja, a seguir, as dicas de
Marcelo Nakagawa.
1. Misture-se a outros empreendedores.
Há encontros de empreendedorismo em muitas cidades. Essas reuniões são
essenciais tanto para quem já tem um negócio quanto para os que procuram
inspiração para abrir uma empresa. É nelas que você poderá encontrar
sócios, parceiros e clientes, além de ouvir histórias de sucesso e
fracassos – essenciais para quem está no começo.
2. Aprenda a planejar o negócio. Para
fazer isso, há duas formas principais, uma para negócios tradicionais
(offline) e outra para os digitais. Se sua empresa oferece um produto ou
serviço que já existe, comece traçando um plano de negócios. Com ele
tudo ficará mais claro. Se o negócio for virtual, será preciso iniciar
por uma forma simplificada do que você pretende oferecer. Assim será
possível sentir o mercado e planejar, testando diretamente o protótipo
(ou a fase beta do negócio). Dessa forma mais interativa também será
possível receber mais retorno de clientes e usuários do produto ou
serviço.
3. Busque o sócio ideal.
Normalmente, toda empresa tem pessoas com duas competências: fazer e
vender. Antes de abrir um negócio, tenha claro se você é do time dos que
fazem ou dos que vendem. Idealmente, toda empresa tem pelo menos dois
sócios, cada um com sua característica principal. Dividir as tarefas é
importante para fazer o negócio engrenar. Se você acumular as duas
funções, sua vida pessoal irá se tornar um caos, especialmente se você
usar o dia para vender a ideia e a noite para realizá-la. Encontre
pessoas com capacidades complementares às suas. O início do processo de
empreender é estafante e requer muita dedicação.
4. Tente (pelo menos!) fazer uma previsão do fluxo de caixa do negócio.
De quanto você vai precisar para abrir o negócio? Depois de quanto
tempo o caixa deverá se tornar positivo? Isso é essencial para se
planejar financeiramente, especialmente se você tiver muitas contas para
pagar e for o principal suporte financeiro da família. Esteja preparado
para enfrentar as dificuldades iniciais e não desistir facilmente de
uma boa ideia por precisar voltar a ter um salário. Se seu perfil for o
de uma pessoa que só consegue ter sossego com um bom saldo na conta
bancária, aumente a poupança enquanto tiver um salário fixo, por
exemplo, para se sentir mais seguro depois.
5. Seu preparo psicológico poderá ser até mais importante que o planejamento estratégico.
Ele varia muito de pessoa para pessoa, mas fique atento a pontos
essenciais, como a dependência do trabalho em grupo, a estabilidade
financeira, o peso da vida pessoal etc. É essencial buscar pelo menos um
ou dois mentores e fazer reuniões a cada dois ou três meses para
conversar sobre como vai a vida empreendedora e também a pessoal. Na
ânsia de fazer o negócio se tornar realidade, muitos empreendedores
abrem mão de suas vidas pessoais. Os mentores podem ajudá-lo a
permanecer com os pés no chão e balancear as necessidades do negócio e
de sua vida fora dele.
No futuro, os mentores
poderão integrar o conselho de orientação e/ou administração da empresa.
Ao escolher esses conselheiros, considere três perfis diferentes. O
primeiro pode ser alguém que entenda de gestão. Vale chamar um amigo que
trabalhe numa grande empresa e que seja capaz de traduzir técnicas de
gestão usadas no dia a dia para uma pequena empresa. Outro mentor pode
ser um estudioso de negócios, que traga ideias novas. Vale um professor e
até um estudante de administração de empresas. O terceiro mentor pode
ser um cliente que é amigo e possa criticar seu negócio do ponto de
vista do consumidor. Além de ajudar a empresa a se tornar mais sólida,
os conselheiros são importantes para torná-la mais profissional. É para
eles que você deverá apresentar seus resultados, por exemplo.
6. Divida seu tempo. Antes
de começar o negócio, sente com sua família e tenha uma conversa
franca. Prepare-se (e prepare-os) para o período até o ponto de
equilíbrio da empresa (quando ela sai do vermelho e começa a pelo menos
não dar prejuízo). Tenha claro que essa fase será de muito trabalho
(sabe aquela história de 100% transpiração? É bem por aí!) e que você
terá pouco tempo para se dedicar à família e aos amigos. Toda essa
preparação faz parte do investimento emocional de empreender. Depois que
o negócio andar com as próprias pernas, equilibre suas vidas pessoal e
profissional. Empreendedor também precisa ter descanso, tirar férias...
Use a sazonalidade do negócio, por exemplo, para tirar dias de folga,
viajar com a família e relaxar.
7. Interaja com seu mercado consumidor.
Isso é essencial sempre, mas especialmente nos primeiros seis meses,
durante a elaboração do seu plano de negócios ou do protótipo de seu
produto. Vá a feiras e eventos voltados ao seu público, converse com as
pessoas, mostre seu projeto.
8. Contrate bons profissionais.
Uma das principais dores de cabeça dos empreendedores está na
contratação de uma empresa de contabilidade. Para evitar problemas,
converse com outros empreendedores e conheça pelo menos cinco clientes
do contador que pretende contratar antes de fechar o contrato. Seu
contador precisa ser “invisível” na empresa. Se a presença dele for
muito frequente, será um sinal de que algo vai mal.
9. Esteja ao lado da lei.
Tirar alvarás de funcionamento, autorizações e outros documentos
públicos requer tempo. Em geral, demora-se bastante para acertar todos
os detalhes do negócio. Fique atento ao período também. Uma
época eleitoral ou pós-eleitoral, por exemplo, pode atrasar ainda mais a
obtenção de documentos, pois geralmente há mudanças nos cargos de
confiança municipais e estaduais. O planejamento legal do seu negócio
precisa ocorrer em paralelo com as outras diretrizes do negócio. Não
deixe para depois.
10. Busque inspiração constante.
Se você quer ser empreendedor, precisa gostar de negócios. Busque
informações sobre grandes empresas e empreendedores que você admira. Vá a
feiras e congressos nacionais e internacionais, leia sobre o assunto. A
inspiração pode vir até da concorrência, mas não apenas dela. Procure
referências em áreas diferentes da sua. Os donos do Starbucks, por
exemplo, se espelharam no design da Apple, na inovação da Nike, na
logística da Zara, na experiência de ambientes da Walt Disney Company.
Aprendendo com os exemplos de outros, você certamente se sentirá mais
motivado.
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