Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: A água é um bem precioso e precisa ser respeitado

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A água é um bem precioso e precisa ser respeitado

Estiagem na PB: Alerta para uso da água



Regar o jardim à noite, não utilizar mangueira para lavar veículos e calçadas, verificar as instalações hidráulicas da residência e fechar a torneira enquanto se lava frutas, verduras e pratos são medidas que podem não apenas reduzir o valor na conta de água, mas também o desperdício. Ou seja, além de poupar o orçamento, o combate ao desperdício é um dos fatores mais importantes para que em época de estiagem, como a que a Paraíba enfrenta, o abastecimento não seja prejudicado.

Por causa do uso desenfreado da água, a Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba) tem redobrado a atenção acerca das ocorrências e fiscalização em residências que ainda não têm ligação de água concluída. De acordo com Ronaldo Meneses, engenheiro da empresa, o número de atendimentos referentes à manutenção da rede tem superado os 100 por mês, enquanto que segundo o último levantamento da empresa em 2011, cerca de 13 mil residências em Campina Grande ainda não têm água encanada.

Segundo o engenheiro, a seca poderá ser mais agressiva se a população não deixar de gastar água sem a preocupação de que ela poderá acabar em breve. “Desde 1998, data da última grande estiagem, a região da Borborema não sofreu muito porque Boqueirão não tinha a demanda que tem hoje. Antes, o açude atendia Campina Grande e mais algumas cidades. Agora são dezenas de municípios, por isso a população deve ficar em alerta contra o desperdício de água”, disse.

Outra preocupação da Cagepa é com a instalação de ligações clandestinas. Sem saber precisar quantos 'gatos' já foram desativados este ano nas 66 cidades atendidas, o engenheiro ressaltou a importância da população no combate a essa prática, já que a partir das denúncias a empresa está buscando agir cada vez mais rápido.

“Temos conseguido melhorar a rapidez no atendimento. Há uma abrangência muito grande e por isso precisamos da colaboração da população. Se alguém descobrir uma ligação clandestina, ou flagrar um cano estourado, ligue o mais rápido possível para que possamos evitar que a água seja desperdiçada”, acrescentou Ronaldo Meneses.
Fonte: 87 Notícias 

Economizar água é também garantia de economia de dinheiro.

Mas a questão não é só a grana. Mudar alguns hábitos pode ser bem mais simples do que parece – você faz coisas muito mais difíceis todos os dias. Duvida?  Ao sair do banho um minuto antes do normal, você já poupa de 3 a 6 litros de água.

Nessa brincadeira, uma cidade com cerca de 2 milhões de habitantes conseguiria deixar de gastar em torno de 6 milhões de litros se todos fizessem a mesma coisa, o que daria para encher pouco mais de duas piscinas olímpicas.Mas se você não está disposto a deixar o banho mais longo de lado, existem outras opções. Claroque não precisa virar maníaco-compulsivo, mas é sempre bom checar se a torneira está bem fechada.

Às vezes, e nem é por mal, ela fica pingando, e aí… podem ir embora ralo abaixo nada menos que 46 litros de água em um dia. Em um ano inteiro, esse número soma 16 mil litros, o que representa cerca de 64 mil copos de água (desses de requeijão, sabe?). Se quiser fazer melhor ainda (aproveitando aquela reforma no apê…), vale instalar torneiras com aerador, uma espécie de peneira na saída da água.

A peça não prejudica a vazão e ainda ajuda a economizar.Na hora de escovar os dentes também é possível poupar, já que uma torneira aberta pela metade chega a gastar 12 litros de água em cinco minutos. Se você fechá-la enquanto escova, vai usar no final em torno de 1 ou 2 litros. Fácil, fácil.

Fonte. Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.