Seja rico, seja pobre, cada um de nós pode ser Papai Noel, indo a um Hemocentro ou posto de coleta e doar sangue. Este é um ato de solidariedade importante nesta época do ano, pois os estoques de bolsas sanguíneas diminuem cerca de 30% na época das comemorações de fim de ano e férias. No mesmo período, também em razão das festas, aumentam os casos de urgência na rede hospitalar, o que causa elevação da demanda por sangue e hemoderivados em todo território nacional.
O consultor técnico da Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Helder Melo, faz um apelo à população para que os bancos de sangue estejam sempre abastecidos: “Com o estoque em dia, é possível atender pessoas com doenças crônicas e também as emergências que surgem nos hospitais”, explica o consultor. Ele lembra que pacientes com anemias, com doenças como talassemia, malária, além de situações de traumas e cirurgias, costumam recorrer aos hemocentros.
“Os serviços de saúde não param e geralmente a doação de sangue não entra no planejamento de férias das pessoas”, afirma Melo. E garante: “Doar sangue é uma atitude saudável. Não traz nenhum dano à saúde do doador. E, claro, salva vidas.” Para doar sangue, confira a lista de hemocentrosbrasileiros e procure o mais próximo da sua região.
Quem pode doar – Pessoas com peso acima de 50 quilos e idade entre 18 e 67 anos. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. É necessário apresentar documento com foto, válido em todo território nacional.
Quem não pode doar – Pessoas com diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.
Recomendações – Nunca vá doar sangue em jejum; faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação; não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; evite fumar por, pelo menos, 2 horas antes da doação e evite alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes à doação. Pessoas que exercem profissões como, piloto de avião ou helicóptero, condutor de ônibus ou caminhões de grande porte e trabalhadores que sobem em andaimes – devem interromper as atividades por 12 horas, após a doação. A mesma recomendação é válida para que prática de pára-quedismo ou mergulho.
Doador virtual – O Ministério da Saúde possui ferramenta de incentivo à doação de sangue no Facebook. Na Fan Page Doe Sangue, o aplicativo do Banco de Doadores virtual tem a missão de agregar e cadastrar doadores de sangue em todo o Brasil.
Entenda como funciona: Acesse este link do HEMOCENTRO da Paraíba para maiores informações.
Dependendo da região onde você mora, tente também pela internet pelo link http://on.fb.me/JbvCdw.
Dependendo da região onde você mora, tente também pela internet pelo link http://on.fb.me/JbvCdw.
Caso uma pessoa precise de uma doação de tipo sanguíneo específico, um parente ou amigo pode clicar no aplicativo e pedir apenas aos doadores virtuais daquele estado e daquele tipo sanguíneo pra doarem sangue, para aderirem à causa.
O banco virtual também tem outra novidade: a busca ativa. Caso aceite no ato do cadastro, o hemocentro da região onde a pessoa está poderá chamá-la pra doação quando os estoques de um tipo sanguíneo estiverem baixos.
Fonte: Maria Vitória / Comunicação Interna e Conteúdo Web (Blog da Saúde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.