Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 12 de Setembro - Dia Nacional da Recreação

sábado, 12 de setembro de 2015

12 de Setembro - Dia Nacional da Recreação

A recreação acompanha o ser humano desde sua origem. Iniciou-se na pré-história, quando o homem primitivo se divertia festejando o início da temporada de caça, aspectos religiosos e até mesmo a habitação de uma nova caverna.

Em 1774, na Alemanha Froebel criou os chamados “jardins da infância” onde as crianças brincavam na terra. Nos EUA este movimento iniciou em 1885 com a criação de jardins de areia pra as crianças se recrearem.

Aqui no Brasil, a criação de praças públicas com o intuito de propiciar lazer e diversão iniciou-se em 1927 e desde então, não parou de crescer o investimento em questões lúdicas.

Em pouco tempo, surgiram os Playgrounds que passaram a ser chamados de pátios de recreio e assim, o brincar tornou-se coisa séria!

A recreação pode ser classificada como um tipo de lazer, ela contribui de forma positiva na formação intelectual, emocional e cognitiva.

Para a criança a recreação é fundamental por permitir que ela brinque, socialize e se desenvolva de forma lúdica e prazerosa. Quanto aos adultos, a recreação tem o papel de compensação, onde o homem busca através dela suprir necessidades físicas e psicológicas.

ELABORANDO UM PROGRAMA RECREATIVO

OBJETIVO

O programa recreativo pode ser:
 
1. Recreação simples: É um programa de atividades humorísticas de cunho puramente hilário. Neste tipo de recreação, você não deverá utilizar atividades de desafio físico, ou intelectual. Usará apenas o humor e trabalhará em um processo de descontração absoluta, que resultará em uma descarga de tensões, que será liberada através do riso dos participantes.

2. Recreação formativa: Define-se como uma recreação que tem o papel de ensinar algo prático e testar as capacidades e aptidões neuropsicomotoras. Esta forma de aplicação procura sempre deixar uma mensagem positiva e gravar no consciente dos participantes práticas que lhes serão úteis hoje, amanhã e sempre.
O fator destreza está intensamente ligado a este tipo de programa, e utilizará sempre, além da força física e agilidade, o intelecto dos participantes, que por sua vez testarão intrinsecamente.

3. Recreação mista: Como já citamos nos outros tipos, esta recreação funde em uma só todas as qualidades das outras recreações, tendo com isto o objetivo de recrear e ensinar.

NOTA: A maior preocupação é aplicar uma atividade que seja condizente com os princípios cristãos, e de ações positivas. Ore sempre antes de um programa, e pratique antecipadamente as atividades a serem desenvolvidas.

SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES

Os professores de educação física, na sua maioria, optam pelo seguinte esquema: sessão de educação física recreativa formativa. Este tipo de sessão possui na sua aplicação três fases. São elas:

1. Aquecimento: elevação dos batimentos cardíacos e preparação articular e muscular para atividades gerais ou segmentadas.

2. Principal: é a fase onde se estabilizará a freqüência cardíaca e se trabalhará a soma e o psique harmoniosamente, sem quebras no ritmo da atividade.

3. Volta à calma: em resumo, é a fase em que a freqüência cardio-respiratória retorna ao seu estado de origem. Obtém-se esta ação mediante atividades relaxantes, ou com pouquíssima movimentação.
Com toda a certeza, esta seqüência é a melhor e mais usada, porém isto não significa que seja uma lei que tenha que ser seguida à risca.

PROGRAMAÇÃO DO TEMPO

Uma sessão recreativa deve ter entre 40 a 60 minutos. Caso a programação prolongue-se por mais tempo, tende-se a diminuir o interesse dos participantes devido ao cansaço e em alguns casos à fadiga. O gostinho de quero mais é o melhor medidor de sucesso que existe, e no qual se pode confiar. Procure então, não satisfazer totalmente os participantes.

Não se esqueça, o melhor é começar com uma atividade calma, em seguida partir para uma atividade de altíssima intensidade. Coloque uma atividade de explosão muscular e conclua com uma atividade absolutamente calma.

O RECREADOR

APRESENTAÇÃO PESSOAL

Independente de onde, como, quando e com quem seja o programa, a apresentação pessoal do recreador deverá ser a mais adequada e correta, assumindo uma postura cristã impecável. Afinal, querendo ou não, ele é o centro das atenções, e como o centro das atenções, suas ações, expressões, vocabulário, aparência pessoal e vestuário, terá grande influência sobre os participantes.

Vestuário

As roupas do recreador não devem ser chamativas. Seu tênis deve sempre estar de acordo com o local e terreno. Ele jamais deverá ser motivo de comentários. Seu agasalho, calça, camiseta ou shorts não poderá ser justo do tipo agarrado. Em caso de roupa de banho, deve usar uma sunga de natação, ou maiô também de natação.


Aparência pessoal

A aparência pessoal, (barba, cabelo,unhas, bom hálito) é importantes para o êxito de um programa.
Um perfume discreto ou desodorante nunca fez mal a ninguém.

Vocabulário

O recreador não deve utilizar vocabulário de "baixa qualidade" para se comunicar com os adolescentes e jovens. Está aí uma valiosa oportunidade de ensinar a importância de uma comunicação verbal aprimorada.

Não use termos pejorativos ou de duplo sentido.

O tom da voz também é importante. Só o altere se for extremamente necessário devido a um grande barulho, jamais o altere para repreender alguém.

Ao falar, fale sempre com o coração. Varie a tonalidade da voz para dar maior interesse ao que você fala. Seja um autêntico cristão.

Gestos

Alguns gestos podem levar os participantes a pensamentos errados. São gestos que entendemos significar uma determinada coisa, porém aqueles que nos assistem ou nos observam interpretam de maneira completamente diferente. Isto ocorre muito em atividades em que se utiliza a mímica como instrumento motivador, ou executor.

COMO APRESENTAR UMA ATIVIDADE

Quando for apresentar uma atividade, certifique-se de que o local, o material e o ambiente estão preparados para a atividade.

Ao explicar uma atividade, procure ser enfático nos pontos principais, não se prenda a regulamentos e entrelinhas pois a prática é a melhor escola.
Fale sempre variando o tom da voz e tente transmitir animação e desafio.

Não permita conversas paralelas durante a explicação. Reforce os pontos principais e sempre motive os participantes com uma palavra de coragem.

Jamais ria ou menospreze alguém, isto somente lhe trará aborrecimentos e desgaste.

Seja gentil com aqueles que demoram compreender. A paciência nestes casos é um dom divino.

Você quer ter sucesso em suas atividades? Então coloque em prática algumas regrinhas:

a) Para crianças: Seja criança, caia por terra literalmente, role com eles, abaixe-se ao falar com algumas delas e procure usar a sua imaginação também. Resumindo, seja de novo uma criança, mas não esqueça que você é um adulto.

b) Para adolescentes: Procure entrar na deles, mas delimite seu espaço, dite as regras e coloque-os para trabalhar Os desafios são ótimos recursos para conquistá-los. Converse com eles sempre. Dê atenção, faça com que se sintam os seres mais importantes do mundo.

c) Para adultos: Seja original, explore os conhecimentos e as habilidades físicas e mentais, não dê margem para os questionadores. Coloque regras simples e as cumpra severamente, faça brotar o senso de companheirismo e ludicidade de cada um. Seja o mais honesto, compreensivo e justo possível e jamais seja áspero sem necessidade. A cortesia e a gentileza fascinam os adultos.

d) Para idosos: Brinque com eles, faça-os relembrar as brincadeiras do passado. Atenção é fundamental e o desafio às habilidades já um pouco debilitadas os motiva. Seja sempre paciente e jamais use palavras de repreensão, sejam eles quem forem pois são mais velhos e lhes devemos respeito acima de tudo. O que eles sabem talvez levemos décadas para descobrir. Seja sempre um amigo verdadeiro.

Se você seguir sempre estes conselhos, suas atividades serão sempre uma benção.

DISCIPLINA

Apenas cumpra as regras de cada jogo ou atividade, isto é recreação e não desporto. Jamais coloque-se como um juiz ou ditador pois as pessoas estão ali para se recrearem e se alegrarem e não para ouvirem sermões ou broncas. Procure explicar muito bem cada regra, não é pecado facilitar ou afrouxar algumas delas para melhor desenvolvimento da atividade. Seja apenas o organizador e motivador.

NOTA: Se em algum caso acontecer de aparecerem {Inimigos exaltados, tome partido pela verdade e procure mostrá-la. Não permita que um mal comportamento reine em suas atividades, pois uma laranja podre pode contaminar uma caixa inteira, se for necessário extirpe-a. Deus é um Deus de ordem.


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