A prática formal do que é agora comumente referido como "relações públicas" remonta ao início do século 20.
No período relativamente curto levando até hoje, relações públicas tem sido definido de muitas maneiras diferentes, a definição, muitas vezes evoluindo junto com mudanças de papéis 'de relações públicas e os avanços tecnológicos.
As definições iniciais enfatizou Assessoria de Imprensa e publicidade, enquanto as definições mais modernas incorporam os conceitos de "engajamento" e "construção de relacionamentos".
Em 2011/12, a Sociedade de Relações Públicas Americana levou um esforço internacional para modernizar a definição de relações públicas e substituir a definição adotada em 1982 pela Assembleia Nacional do PRSA.
"Relações Públicas é um processo de comunicação estratégica que constrói relacionamentos mutuamente benéficos entre organizações e seus públicos."
Simples e direto, esta definição centra-se no conceito básico de relações públicas - como um processo de comunicação, que é de natureza estratégica e enfatizando "relações mutuamente benéficas."
"Processo" é preferível a "função de gestão", que pode evocar as idéias de controle e de cima para baixo, de comunicaçãode sentido único.
"Relacionamentos" relaciona-se com o papel das relações públicas para ajudar a reunir organizações e indivíduos com seus principaispartes interessadas.
"Públicos" é preferível a "partes interessadas", como o primeiro diz respeito à própria natureza "pública" de relações públicas, enquanto "partes interessadas" tem conotações de companhias abertas.
Como uma função de gestão, relações públicas também abrange o seguinte:
Antecipando, análise e interpretação de opinião pública, atitudes e problemas que podem afetar, por bem ou mal, as operações e os planos da organização.
Aconselhamento de gestão em todos os níveis da organização no que diz respeito às decisões de política, cursos de ação e comunicação, tendo em conta as suas implicações públicas e as responsabilidades sociais e cidadania da organização.
Pesquisa, condução e avaliação, numa base contínua, os programas de ação e comunicação para atingir a compreensão do público, necessárias para o êxito dos objetivos da organização. Estes podem incluir marketing, captação de recursos;; relações dos funcionários, da comunidade ou do governo, e outros programas financeiros.
Planejamento e implementação de esforços da organização para influenciar ou alterar a política pública. Fixação de objetivos, planeamento, orçamentação, contratação e treinamento de pessoal, instalações em desenvolvimento - em suma, a gestão dos recursos necessários para realizar todas as opções acima.
Fonte: www.prsa.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.