Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 23 de setembro - Dia do Soldador

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

23 de setembro - Dia do Soldador

Todos que atuam na área da soldagem sabem que no dia 23 de setembro é comemorado o Dia do Soldador. A internet está repleta de citações a respeito disso, mas nada sobre quando e por quem foi institucionalizada a data sobre os profissionais desta área.

Buscando maiores informações a respeito do tema, deparamos com a história de Oscar Kjellberg, considerado por muitos o criador do Eletrodo Revestido. Ele nasceu em 21 de setembro de 1870 e foi um dos pioneiros no estudo da utilização da energia térmica do arco elétrico para realizar soldagem.

Curiosamente a data do nascimento do “pai do eletrodo revestido” é bem próximo do dia que comemoramos o Dia do Soldador.

Segundo Ubirajara Pereira da Costa (Presidente da ABS – Associação Brasileira de Soldagem), na década de 90, em um dos congressos da ABS, foi instituído o dia 23 de setembro como o Dia Nacional do Soldador, juntamente com a criação do “Prêmio Pinga Fogo”, que mais tarde ficou conhecido como “Prêmio Soldador Padrão”.

Portanto hoje parabenizamos a todos os profissionais que atuam na área da soldagem. Sejam Soldadores, Inspetores, Técnicos, Engenheiros, Lixadores, Montadores, Caldeireiros e demais que contribuem para o crescimento e desenvolvimento do nosso país.

Se você sabe quem institucionalizou o dia 23 de setembro como o Dia do Soldador, comente para podermos enriquecer o conteúdo desta postagem. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.