"A felicidade quando existe se expressa no olhar de cada jovem". |
Consideramos a juventude uma fase muito importante na vida do indivíduo. É nela que o jovem mostra o que adquiriu como aprendizado na família para exercer sua cidadania na sociedade, pois a estabilidade familiar é o alicerce de uma vida norteada para o bem ou para o mal. É possível dividir o jovem em três categorias básicas: Jovens Satisfeitos; Insatisfeitos e Corrompidos.
O Jovem Satisfeito conduz sua vida de forma equilibrada em pensamentos e atitudes, busca suas realizações, seu sucesso e o caminho da prosperidade nunca usando seu semelhante como trampolim. Quase sempre este jovem é autossuficiente e caminha sem necessitar de apoio externo.
O Jovem Insatisfeito tem uma vida que oscila entre o SER e NÃO SER. É vítima na família, na sociedade é a instabilidade e serve de obstáculo ao seu alicerce. Este jovem necessita de amparo, carinho, compreensão da família e de todos para que não caia na rede da degeneração.
O Jovem Corrompido principalmente em época de eleição é o reflexo de uma família instável e de uma sociedade perniciosa das leis que não dão exemplos corretos para mostrar seus deveres. Nesta categoria o jovem sofre todas as punições e discriminações morais possíveis pela família, sociedade, religião, desestimulando o que ele pode ofertar.
Um país para ver seu cidadão sadio tem que ser sadio também, o que não é o caso do Brasil, como orientar este jovem para que não se corrompa? Se nosso país é pura corrupção, como orientar este jovem para que não mate? Não use droga? Não se prostitua? Se nosso país não extirpa as pragas daninhas, renascer e vestir-se do verde da esperança, por isso que, mais jovens ingressarão nos pelotões da violência, do tráfico de drogas, da AIDS, afetando a toda uma sociedade, pois os problemas que afetam nossa juventude afetam a cada cidadão de forma diferenciada.
O jovem necessita de incentivo à cultura diária, no âmbito familiar, escolar e profissional; um jovem culto, consciente, politizado estará apto a escrever sua história pessoal, usando de suas escolhas e sua liberdade de expressão; um jovem necessita sentir a solidariedade e o amor universal em cada um de seus pares para que vivencie sua transitoriedade de forma saudável, obtendo aprendizado em cada desafio que a vida lhe apresentar.
A beleza da nossa juventude indígena. |
Eu e você já fomos jovens em um tempo de estabilidade familiar, social e governamental, o qual resultou em seres de caráter integro e, hoje pela soma de experiência é possível ter uma visão ampla da juventude de apoiá-los através da palavra ou do ato, objetivando restaurar sua integridade moral e construir sua identidade para que o espaço que lhe é de direito, no contexto social onde está inserido. (Texto inspirado na crônica da Professora Verita)
E para finalizar, curta está música de Charlie Brown Jr para entender um pouco mais sobre o dilema da nossa juventude brasileira:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.