Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 30 de setembro - Dia da Secretária

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

30 de setembro - Dia da Secretária

Lilian Sholes foi a primeira mulher a datilografar em público. Era o ano de 1867, durante a segunda fase da Revolução Industrial. Filha de Christopher Sholes, um dos inventores da máquina de escrever, Lilian fazia aniversário em 30 de setembro, e, no centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram comemorações e concursos para eleger a melhor datilógrafa.

Muitas secretárias participavam desses concursos, que passaram a ser repetidos todos os anos, no dia 30 de setembro e, assim, a data tornou-se conhecida como o Dia das Secretárias. Existe também o Dia Internacional da Secretária, que é comemorado na última quarta-feira de abril.

30 de setembro também é o dia de São Jerônimo, patrono da categoria. Ele nasceu em Estrido, na Dalmácia e estudou gramática, retórica e filosofia em Roma. São Jerônimo trabalhou como secretário do papa Damaso, que governou a Igreja Católica de 367 a 384. Chamado de "doutor Máximo das Escrituras", Jerônimo traduziu o Antigo e o Novo Testamento, a Vutgata, para o latim. Ele morreu no começo do século V.

30 Dia Mundial do Tradutor trata-se de mais uma homenagem a São Jerônimo, que também é patrono dos tradutores. Ele foi o responsável pela tradução da Bíblia que recebeu o nome de Vulgata, ou seja, língua vulgar.

Em 383-4 d.C, Jerônimo foi indicado pelo papa Damaso para traduzir para o latim os quatro Evangelhos e o Novo Testamento. Perseguido após a morte de Damaso, ele foi para Belém, na Judéia, e lá completou a tradução da Bíblia, 34 anos depois. Em 8 de abril de 1546, o Concílio de Trento reconheceu a Vulgata como a tradução oficial da Igreja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.