Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 30 de Dezembro - Dia Mundial do Tradutor

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

30 de Dezembro - Dia Mundial do Tradutor

A Importância Dos Tradutores Na História e Na Sociedade

Atualmente os tradutores têm uma importante participação cultural no mundo, onde distribuem conhecimento.

Quando você está traduzindo um livro de romance você está transmitindo uma cultura, um costume de outros povos.

Imagine você que tem uma vida acadêmica e intelectual, só com o conhecimento que os seus parentes e sociedade lhe deram, certamente você teria uma mente reduzida com falta de conhecimento.

Hoje a maioria dos artigos científicos e até as descobertas cientificas são publicados em inglês, dai o importante papel do tradutor na sociedade.

Keythe Tavares em uma de suas palestras usou o termo “parteiro” para caracterizar o tradutor, no sentido de que o texto é concebido numa língua/cultura e nasce em outra língua/cultura por meio da ação do tradutor, “aquele que faz nascer o saber por meio do seu trabalho”, de acordo com o conceito do filósofo grego Platão.

A arte de traduzir e as suas dificuldades

Falar de tradução é falar de arte.

Traduzir não é só obter uma página ou um artigo em outro idioma qualquer e passar para a sua língua de origem, existem muitos obstáculos em meio à tradução.

O tradutor tem que ter um conhecimento geral cultural da língua que ele é especializado.

Tradução técnica

Uma das maiores dificuldades para os tradutores são as traduções técnicas, ou seja, traduzir artigo técnicos de diferentes áreas especializadas que não sejam a sua e quando não se conhece o vocabulário e os termos técnicos.

O tradutor tem que ter conhecimento etimológico da área em que ele está traduzindo, ou seja, ele tem que basicamente conhecer a evolução do significado de uma palavra desde sua origem, descobrir seu verdadeiro sentido e conhecê-la de forma mais completa. Muitas vezes isto exige estudos complementares e uma ampla pesquisa ou consulta a especialistas.

Fonte: www.artigonal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.