Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 08 de setembro - Aniversário de São Luís do Maranhão

terça-feira, 8 de setembro de 2015

08 de setembro - Aniversário de São Luís do Maranhão

Patrimônio Histórico da Humanidade


Sua História
São Luís
É curiosa a história de São Luís. Descoberta por franceses, interessados em fundar a França Equinocial, foi invadida por holandeses e colonizada por portugueses.
A mais lusitana cidade brasileira começou em 8 de setembro de 1612, com a chegada de Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardière e seu sócio François de Rasilly, a mando de Maria de Medicis, Rainha-Mãe e Regente, na minoridade de Luís XIII, que deu nome à cidade. Ao chegarem, celebraram missa e ergueram um forte, no local onde est[a edificado o Palácio dos Leões. Ficaram apenas três anos porque a Coroa Portuguesa expulsou-os. Depois vieram os holandeses, que em três anos lograram a mesma sorte, fustigados pela Coroa.
Na reconquista do território, durante a Batalha de Guaxenduba, os portugueses tiveram a providencial ajuda de uma mulher que transformava a areia em pólvora, conforme a lenda. Era Nossa Senhora da Vitória. Em 1822 o Brasil, Reino Unido ao de Portugual e algarves, fez-se independente, mas o Maranhão só aderiria um ano depois, largando de vez a bendeira legitimista.
Conquistas
Durante o Império, o Maranhão promoveu uma das mais importantes revoluções, conhecidas por Balaiada, expressão popular de protesto à tirania dos chefes municipais e distritais, formidável desabafo da massa oprimida e injustiçada. Por mais de um século o Maranhão foi província do Império, período em que o Estado, escravocrata e agrícola, enriqueceu, enobreceu-se e intelecutalizou-se.
Personalidades históricas
Igreja da Sé - Centro
Igreja da Sé - Centro
A rigor, não havia doutores na mais famosa e atormentada revolução maranhense. Um cafuso de nome Raimundo Gomes detonou o movimento, embora o instinto que levou à revolta seja simbolizado no pequeno sitiante Manoel Francisco dos Anjos Ferreira,que vivia de fazer balaios e cujas filhas foram desonradas pelo alferes.
As principais atividades econômicas de São Luís estão no setor terciário, comércio e prestação de serviços, beneficiamento de arroz e madeira, pesca e indústria gráfica. Assentado sobre uma área de 518 quilômetros quadrados, o município conta com 695.199 mil habitantes, com temperaturas oscilando entre 21º C a 33º C.

Localização

São Luís foi erguida à entrada da Baía de São Marcos, numa espécie de península formada pelos estuários dos rios Anil e Bacanga. A maior parte da cidade encontra-se sobre um tabuleiro terciário, altitude média de 25 metros. A ilha de São Luís, onde se encontra a capital do Estado e os municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar contabiliza uma população de 818.810 mil habitantes, numa área de de 905 mil quilômetros quadrados.
Praça Benedito Leite
Praça Benedito Leite

Arquitetura

Não apenas a curiosidade diferencia São Luís das demais cidades brasileiras. A arquitetura colonial deixada pelos Portugueses talvez seja o que mais sobressaí neste contexto. São Luís conserva o maior e mais homogêneo conjunto arquitetônico de origem portuguesa, sobressaindo-se os casarões com fachadas revestidas em azulejos vindos da Europa, o que lhe conferiu o nome de Cidade dos Azulejos, escadarias e ruas calçadas em pedras de cantaria, palácios e palacetes. Com os azulejos vieram da Europa as soleiras e as portas de cantaria. Dos casarões de São Luís saltam mirantes, sacadas e balcões rendilhados em ferro batido com monogramas curiosos .

Projeto Reviver - Praia Grande
Projeto Reviver - Praia Grande
Cultura
Manifestações típicas, mistura de costumes e tradições do negro, do índio e do branco expressam o patrimônio cultural da cidade, o que determinou também o surgimento de uma artesanato criativo, culinária farta e saborosa. Além do Bumba-Meu-Boi, que impressiona pela beleza cênica, outras manifestações conferiram a São Luís o título de Atenas Brasileira.
São Luís é conhecida também por Ilha do Amor, Jamaica brasileira e agora por Ilha do Reggae.

Turismo

Tirando as belezas arquitetônicas da Ilha de São Luís e suas praias, O Maranhão tem ainda Alcântara, Carolina, Morros, Axixá, Caxias, Codó, Barra do Corda, Cururupu, Barreirinhas e outras que são cidades com grande potencial turístico e fora tudo isto tem o povo maranhense que é hospitaleiro e acolhedor. Te espero na Ilha.
Fonte: www.geocities.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.