A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo com a maior biodiversidade, logo merece um dia em sua homenagem. A data (5 de setembro) foi escolhida, pois foi em 5 de setembro de 1850 que D.Pedro I criou a província do Amazonas.
É uma data voltada para a conscientização da população sobre a importância da floresta amazônica para o meio ambiente. Além da riqueza de vida (vegetal e animal), a Amazônia é rica em rios, lagos e diversos recursos naturais. Toda esta riqueza e beleza devem ser preservadas para as futuras gerações. A exploração dos recursos da Amazônia deve ser feita de forma sustentável, ou seja, sem agredir a natureza.
Um sério problema enfrentado pela Amazônia nas últimas décadas e que devemos refletir e agir é a questão do desmatamento ilegal. Com o objetivo de retirar madeira ou ampliar áreas para pasto e plantações, muitas pessoas estão devastando a floresta amazônica. O desflorestamento afeta diretamente a fauna e a flora da região, causando danos irreversíveis ao ecossistema amazônico.
Além do desmatamento, podemos citar outros problemas que atingem a Amazônia são: biopirataria (contrabando de animais e de plantas); pesca e caça sem ilegais e sem controle; conflitos por disputas de terras.
Objetivos da data
- Conscientizar as pessoas sobre a importância da Amazônia para o Meio Ambiente;
- Debater sobre os problemas atuais da Amazônia;
- Educar e informar, principalmente jovens e adolescentes, sobre a importância da preservação da floresta amazônica.
Alguns dados importantes da Amazônia:
- Bioma: floresta tropical
- Área: 5,5 milhões de km²
- Países: Brasil, Peru, Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia, Suriname, Guiana, Guiana Francesa.
- Principais rios: Rio Amazonas, Rio Negro, Rio Solimões, Rio Japurá, Rio Purus, Rio Juruá, Rio Madeira, Rio Tapajós e Rio Branco.
- Clima: Equatorial quente e úmido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.