Na comunidade escolar da Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa (Geteco), as professoras Luciana Lemes e Matilde Olímpia (informática) criaram um projeto chamado “Fábulas em Quilling” com alunos novatos do 1º ano do 3º Ciclo do Ensino Fundamental, com idades variando entre 11 e 15 anos, que foi desenvolvido durante cinco meses no segundo semestre de 2013, turno da tarde.
Quilling
Para quem não sabe, Quilling é uma técnica de arte desenvolvida com tirinhas de papel colorido e consiste basicamente em enrolar as tirinhas, que tem 3 mm de espessura, em diferentes formatos como triangulo, losango, quadrado, estrela, circulo, entre outros. É um trabalho minucioso que exige tempo, coordenação motora, paciência e criatividade.
Clique aqui para ver um vídeo sobre o projeto.
O projeto
O projeto mobilizou três turmas de alunos, que trabalharam em duplas, totalizando cerca de 40 duplas. A professora Luciana Lemes explica que desenvolveu o projeto porque a maioria do grupo apresentava problemas de alfabetização, socialização e baixa estima. “Leciono Artes no Geteco há 23 anos e tenho percebido como é importante conhecer cada estudante. Nessas novas turmas, percebi que os alunos eram agitados, desrespeitavam as regras e os colegas. Um dos alunos apresentava dificuldades cognitivas acentuadas e problemas de coordenação motora, sendo necessária a presença de um acompanhante para ajudá-lo. Por isso, resolvi desenvolver o projeto que trabalhou coordenação motora, composição em arte, autoexpressão, relacionamento interpessoal, trabalho em grupo e respeito ao outro, de forma prazerosa”, disse.
O projeto “Fábulas em quilling” teve quatro fases. A primeira de leitura e interpretação das fábulas por meio de atividades lúdicas, passatempos, palavras cruzadas, entre outras estratégias. A segunda fase definiu o que é a arte do quilling e permitiu que os alunos desenvolvessem as formas que iriam usar para expor seus trabalhos. Na terceira fase, os alunos criaram cavaletes, com palitos de picolé, para a mini exposição e fizeram os quadrinhos com a ilustração criada para a fábula. Na quarta fase, com acompanhamento da professora de informática, os alunos criaram blogs para registrar a exposição.
A técnica, de baixo custo, proporcionou aos alunos a oportunidade de trabalhar com atividades práticas que desenvolveram a coordenação motora, a concentração, a imaginação, o gosto estético e a autoestima. O projeto também proporcionou mudanças na vida dos estudantes, segundo avalia a professora Luciana Lemes. “O aluno que mais me motivou a desenvolver o projeto ficou totalmente diferente: se tornou mais alegre, participativo, extrovertido. Todos eles melhoraram em comportamento e entrosamento”, avaliou. A aluna Elizamar de Paula Soares conta que os ensinamentos foram além da sala de aula. “Aprendi muita coisa, como trabalhar a coordenação motora, ajudar o próximo e, principalmente, ter mais paciência.”
Divulgação
No ano passado, o projeto “Fábulas em Quilling” participou de dois prêmios nacionais: no final de maio, do XV Prêmio Arte na Escola Cidadã, e em julho, do XVII Prêmio Educador Nota 10 da Fundação Victor Civita. Além destas divulgações, o projeto esta como relato permanente de experiência no Instituto Arte na Escola que permite ao público conhecer, divulgar, comentar parte desse processo criativo através de texto e fotos.
Iniciativas como esta merecem a nossa admiração e respeito sempre. Parabéns!
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