Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Cartão de visita: as fotos fazem a diferença

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Cartão de visita: as fotos fazem a diferença

A relação entre empresa e cliente está cada vez mais estreita. Isso significa que todos nós que trabalhamos com negócios temos de estar atentos a vários detalhes que podem fazer a diferença para o nosso negócio. E uma delas é o uso de imagens e, principalmente, fotos naqueles materiais que representam o profissional ou a sua empresa.
Antes de qualquer coisa, responda a você mesmo as seguintes questões:
  1. Você prefere ver um site com imagens/fotos ou somente texto?
  2. Um folder com fotos e imagens chama mais a sua atenção do que um folheto sem imagem alguma?
  3. O que parece mais profissional para você: um outdoor com somente texto ou um outdoor com imagens ou fotos?
Provavelmente você respondeu que prefere materiais com imagens. E não é de se estranhar, afinal nós sabemos que as imagens representam muito para nós. Elas podem “dizer” coisas que textos muitas vezes não podem. Por isso, utilizamos muito o recurso de imagens e fotos nos materiais publicitários. Mas, espere aí! E os cartões de visita, também devem ter fotos?
Em um artigo recente do blog Neuromarketing (em inglês), foi comentado o uso de fotos em cartões de visita. Confira:
Cartões de visita com fotos? Exceto em áreas como a de imóveis e outros poucos campos de atuação profissional, cartões de visita e papéis timbrados com fotos não são comuns, e podem até parecer antiprofissionais. Você certamente não esperaria ver, em um cartão de visitas, uma foto sorridente de um presidente de empresa citado na revista Fortune 500. Todavia, os profissionais de marketing podem muito bem encontrar formas de usar fotos em seus trabalhos. Não fotos randômicas, é claro, mas fotos de pessoas em real contato com o consumidor. Essa ação deve resultar para o vendedor, por exemplo, em uma maior atenção do consumidor quando ele for contatado para marcar um encontro de negócios.”
(Tradução do parágrafo integral do artigo por Alexandre Bigaiski).
Então, é claro que você pode utilizar fotos nos cartões de visita. Porém, tenha o cuidado de não fazer com que o dono do cartão de visita não pareça antiprofissional com uma foto estranha. Você pode usar a sua criatividade, mas lembre-se sempre de que o melhor tipo de foto para cartões de visita, normalmente, é o que mostra a empresa/profissional em contato direto com o cliente. Isso transmite confiança e a empresa parece bem calorosa com os seus clientes. Bacana, não é?
Mas será que é somente este tipo de imagem que podemos utilizar em cartões de visita? Certamente não, porque há infinitas maneiras de se fazer isso, sempre utilizando o bom-senso. Por exemplo, quando o dono do cartão de visita for a marca do negócio – o que acontece normalmente com profissionais liberais – a sua imagem pode e deve ser usada. Pois ele é a marca. Um profissional da área estética, um cabeleireiro, por exemplo, pode muito bem ter a sua foto com um cabelo estiloso em seu cartão de visita. Isso cria uma identificação do possível ou do atual cliente com o profissional, pois ele vê naquela pessoa a imagem que quer para si mesmo.
Um ator ou atriz podem utilizar também suas fotos em cartões de visita, vista que as agências normalmente têm um padrão físico específico de atores para diferentes tipos de trabalho. A foto facilita o trabalho da agência na seleção desses profissionais, e ela certamente dará preferência para profissionais dos quais eles podem ver a imagem. Além disso, a imagem do profissional é gravada na mente de quem vê o cartão. Em um futuro encontro casual, o profissional será reconhecido pela lembrança da sua foto no cartão de visita.
Outro exemplo é para modelos. Obviamente, as agências tenderão a selecionar modelos que divulgam a sua imagem. É mais fácil, mais simples e prático. Se a agência está procurando um tipo físico específico de modelos, ela selecionará rapidamente aqueles que já têm foto junto à agência.
Para generalizar a questão, as fotos pessoais são importantes para aquele tipo de profissional que é a imagem do seu negócio. Aquele que tem que se mostrar para mostrar o seu trabalho. Lembre-se sempre de usar o bom-senso para fazer os seus materiais. Estas são apenas algumas dicas baseadas em estudos feitos por profissionais do mundo inteiro. Então, mãos à obra! O seu cliente espera pelo sucesso!
FONTES
Links

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.