Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Posicionamento de textos e imagens

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Posicionamento de textos e imagens

Para impressos com qualquer tipo de acabamento:
  • Toda área de grafismo não sangrada deverá respeitar uma distância mínima de 10mm das laterais e 5mm do pé e cabeça da página. Se essa regra não for obedecida, os textos que estiverem além dessas margens de segurança podem ser cortados no processo de acabamento da publicação. 
  • Deve-se evitar textos ou imagens com linhas muito definidas que ultrapassem a marca central entre páginas duplas.No caso de textos, caso não seja possível, é recomendável que o texto seja no mínimo corpo 12 - para fontes não serifadas - e corpo 14 - com fonte serifada. É importante ressaltar que não há como garantir boa leitura para palavras entre as páginas. Em função da variação normal de dobra no processo de impressão, o deslocamento no alinhamento da imagem ou texto poderá ser perceptível..

Para impressos com acabamento em lombada quadrada:
  • TEXTOS: Além do já exposto acima, é necessário acrescentar, além do espaçamento normal entre as palavras / letras, mais 3 mm de abertura para cada página, ou seja, um total de 6mm. 
Ex: lombada quadrada.
  • IMAGENS: Se a imagem for sangrada, é necessário prever margem de segurança (sangria) de no mínimo 5mm e no máximo 8mm, além da linha de corte.


A perda de parte da imagem provocada por "encavalamento" na área central da revista, com acabamento em lombada quadrada, é inerente ao processo, para minimizá-lo é necessário uma abertura de 6mm, conforme instruções abaixo:


Procedimento:


1. Verificar qual parte da imagem ficará na lombada (marca central).
2. Cortar a imagem com 3 mm a mais partindo da marca central. Este processo deve ser feito para o lado esquerdo e direito.
3. A imagem está duplicada na marca central e pronta para ser utilizada.

Esperamos com mais este post sobre o tratamento de arquivos enviados a gráfica, auxiliá-lo na produção do seu material e garantir o máximo de qualidade ao mesmo e evitar perda de tempo na correção de erros que podem ser evitados ainda em sua fase de criação. A gráfica sempre estará pronta para auxiliá-lo e corrigir estas falhas, mas um bom tratamento ainda na fase inicial do processo, reduz em muito  retrabalhos e o tempo de entrega do seu pedido. Boa sorte!

Dicas da Abril Gráfica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.