“A garantia de nos tornarmos invencíveis está em nossas próprias mãos. Tornar o inimigo vulnerável só depende dele próprio.” Foi com lições como essas que A Arte da Guerra, ou no original chinês 孫子兵法, escrita pelo general Sun Tzu, inspirou táticas de guerra e alcançou a atemporalidade, influenciando até hoje os domínios da inteligência estratégica, para além do pensamento militar. Escrito por Kelly Roman e ilustrado por Michael DeWeese, a graphic novel “The Art of War: A Graphic Novel” reúne o famoso texto de 13 capítulos de Sun Tzu em um thriller arrebatador.
A história é contextualizada em um futuro caótico daqui a 20 anos, onde Wall Street é militarizada, a China é a economia de maior potência no mundo e os ideais de Sun Tzu se desdobram entre a ganância e a empatia humana. Segundo o escritor, a intenção é abrir uma discussão sobre o que significa a China estar se tornando enormemente poderosa.
O leitor acompanha desde a saída do personagem Kelly Roman (o próprio nome do escritor) da prisão, onde se depara com uma Nova York completamente diferente do que se lembrava. A trama se desenrola com trechos do texto de Sun Tzu, fazendo uma ponte entre suas lições de guerra, as memórias de Roman e os acontecimentos da história. Explosivamente bem construída em arte gráfica e diálogos envolventes, The Art of War utiliza violência, questionamento de moral, política e poder na medida certa. É mesmo difícil parar de ler, pode testar.As 60 primeiras páginas estão disponíveis aqui.

 


Trailler oficial da graphic novel (disponível nas melhores Comic Houses) - Fonte: BlendUp