Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Livros que todo designer gráfico (em começo de carreira) deveria ler

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Livros que todo designer gráfico (em começo de carreira) deveria ler


Lembro que nos primeiros anos em que comecei a ter contato com design gráfico, eu tinha uma “sede” imensa de conhecimento. Queria saber mais e mais sobre a profissão, não só tecnicamente como descobrir novos softwares e suas funcionalidades, mas conhecer a história, influências e áreas correlatas. Ok ok, confesso que não tenho tantos anos de experiência (tenho 23 anos, me formei ano passado na graduação e entrei para este “mundo” com 16 anos, em um curso técnico em design gráfico), porém, garanto que minha curiosidade sempre foi bem ativa.
Então, separei para vocês, caros leitores, dicas bibliográficas de alguns títulos que me ajudaram bastante nos primeiros anos de caminhada e que certamente aumentaram e muito a qualidade dos meus trabalhos, tanto teórica quanto prática. Cabe ressaltar que, como toda lista, esta também é relativa e cada um em particular tem suas preferências; muitos acharão que alguns livros não deveriam ser listados, outros estão faltando. Contudo certamente o que vale é a troca de experiências; conhecer novos autores, indicar outros.
A lista a seguir foi pensada da maneira mais abrangente possível, com exemplos em áreas diversificadas, e é especialmente voltada para os estudantes em início de carreira, que já são designers em formação (e vale destacar que ao longo da carreira, estamos em constante formação). São livros que designers novatos devem ler ou, se você é um designer mais experiente e não leu, também deveria.

“A história da arte”, de Ernst Gombrich

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Livros de história costumam ser um pouco cansativos, pois há uma infinidade de dados pormenores no decorrer da narração dos fatos. No entanto, este clássico das aulas de história da arte consegue ser diferente; Gombrich escreve de maneira fluida e a leitura é bem prazerosa. É um livro que facilita a compreensão dos movimentos artísticos e devo dizer que suas inúmeras páginas apresentam um panorama histórico bastante completo.

“Pensar com tipos”, de Ellen Lupton

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Para os amantes da tipografia, este livro é fantástico. Um guia rápido sobre a história da tipografia, anatomia dos tipos, classificação histórica. Tudo acompanhado por diversas ilustrações que facilitam a leitura. Contudo a autora não se limita apenas a tipografia, há também textos sobre projetos editoriais, diagramação e as relações que mantém com os tipos. Ao fim, há um roteiro de “boas práticas de design gráfico”. Um título abrangente e que expõe, de forma geral, diversos conceitos importantes para um designer gráfico.

“Sintaxe da linguagem visual”, de Donis A. Dondis

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Título que se propõe a discutir a linguagem visual com a proposta de ensinar as pessoas a compreenderem essas mensagens. A autora oferece alguns parâmetros para ajudar sua futura argumentação em justificar seus projetos; por que a diagramação à direita? e tal elemento, por que esse tom de azul? Sem contar que é um título citado por 99,9% dos professores de design.

“História do design gráfico”, de Philip Meggs

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O mais completo livro sobre a história do design gráfico, tanto que muitos o apelidaram de “bíblia do design”. Meggs teve o imenso trabalho de compilar dezenas de informações sobre design gráfico e as organizou em uma completa linha do tempo. É um livro caro, mas indispensável na sua estante; recomendo juntar economias por um tempo, pois o investimento é certeiro.

“Design gráfico: uma história concissa”, de Richard Hollis

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Também sobre história do design gráfico, mas bem mais sintético, este título é recomendado para os que querem conhecer mais sobre os fatos históricos do design e não possuem muito tempo. Uma alternativa ao livro de Meggs (citado anteriormente) para os que querem uma leitura mais rápida (vale lembrar que consequentemente menos completa), e mesmo assim enriquecedora.

“Linha do tempo do design gráfico do Brasil”, de Chico Homem de Melo e Elaine Ramos (org.)

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O levantamento mais abrangente sobre a atividade no país, “Linha do tempo do design gráfico no Brasil” é uma versão brasileira de “História do design gráfico” de Meggs. Aliás, segundo os organizadores (Chico Homem de Melo, professor da FAU/USP e Elaine Ramos, diretora de arte da editora Cosac Naify), a ideia surgiu observando o livro de Meggs, pois então constatou-se que não tínhamos um registro do tipo do design gráfico brasileiro. Foram três anos de pesquisa de mapeamento de livros, revistas, jornais, sinais, cartazes, discos, selos postais e cédulas, que resultou em um panorama da cultura visual do Brasil.

“Grid – Construção e Desconstrução”, de Timothy Samara

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Este livro discute uma das principais ferramentas dos projetos de design: o grid, grande aliado para projetar livros, sites, revistas, etc. Há uma introdução histórica sobre o grid, além de razões para utilizá-lo. Depois o livro é basicamente dividido em duas partes: construção, onde o autor apresenta exemplos de grid e projetos resultantes; e a parte da desconstrução que faz o caminho inverso, mostrando trabalhos prontos e deduzindo grids utilizados por eles. São mais de 60 páginas de cada grupo, totalmente ilustradas e de fácil compreensão, o que torna a publicação um bom guia de referência.

“Linguagens do design – compreendendo o design gráfico”, de Steven Heller

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É uma boa alternativa para quem tem um tempo escasso, mas gosta de estar em busca de novos assuntos e referências. Este livro é repleto de textos curtos de designers famosos como Paula Scher, Stefan Sagmeister, Neville Brody e Paul Rand sobre os mais diversos assuntos do design, desde ingressos de cinema japoneses, rótulos de caixas de fósforos e a suástica nazista, passando por identidades visuais, revistas, cartazes, ilustrações, tipografia, etc., etc. São textos bacanas para instigar sua curiosidade e o incentivar a se aprofundar nas áreas que mais chamam a atenção. A leitura pode ser alinear, pois os textos são independentes. Uma opção semelhante é o título “Textos clássicos do design gráfico”, de organização do próprio Steven Heller, juntamente com os autores Michael Bierut, Jéssica Helfand, Rick Poynor.

“Princípios universais do design”, de William Lidwell, Kristina Holden, Jill Butler

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Acredito que todas faculdades de design deveriam adotar este livro em suas bibliotecas. São 125 princípios de design, interdisciplinares (que permitem aplicações nos mais diversos projetos), que podem ser lidos de maneira não linear. Há inúmeras dicas para a composição visual de seus trabalhos, entre posicionamentos, proporção áurea, grids, entre outros, que certamente tornarão seu projeto mais harmonioso, seja na hora de editar uma fotografia ou projetar a capa de um livro. Há ainda alguns princípios pouco conhecidos, que merecem nossa atenção, como Viés de Rosto de Bebê, Falácia da Escalabilidade e Navalha de Occam. Certamente uma publicação para aumentar o conhecimento sobre temas essenciais à criação.

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