Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: O que é um logotipo de acordo com Matthew Healey

sábado, 6 de abril de 2013

O que é um logotipo de acordo com Matthew Healey

Uma marca, como a maioria das invenções humanas é, inicialmente, comunicada por um nome e depois por imagem. Um logotipo funciona como um signo ou um pictograma – uma marca visual um pouco abstrata, direcionando a uma palavra.


Antigamente o nome das empresas eram escritas à mão, como uma assinatura. Algumas marcas exigiam que os consumidores fossem alfabetizados, inteligentes e cultos para entendê-las. E por isso uma prática bem comum era acrescentar um elemento à palavra escrita como forma de aumentar seu reconhecimento pelo mercado. Isso fez com que até produtos sem destaque proporcionassem uma característica reconhecível.
“Simples formas geométricas desempenhavam essa função: uma estrela, uma triângulo, um circulo, quando sozinhos são apenas ícones, quando ligado a um nome forma algo bem mais significativo.”
Lord e Taylor, famosa loja de departamentos de Nova York, há mais de 150 anos usa algumas variações do logotipo acima, assemelhando-se com uma assinatura a mão.
Lord e Taylor, famosa loja de departamentos de Nova York, há mais de 150 anos usa algumas variações do logotipo acima, assemelhando-se com uma assinatura a mão.

Quando um ícone torna-se um logotipo?

Um ícone é transformado em logotipo a partir do momento que ele adquire significado em nossas mentes, pela associação do nome de alguma marca e sua representação.
Os logotipos antigos assemelhavam-se com pequenas ilustrações – representações literais do que tal marca oferecia.
Essa ilustração fez parte dos primeiros anúncios do sabonete Ivory, em 1870, serve, de certa maneira, como logotipo, tendo uma ligação entre o nome da marca e um visual mnemônico.
Essa ilustração fez parte dos primeiros anúncios do sabonete Ivory, em 1870, serve, de certa maneira, como logotipo, tendo uma ligação entre o nome da marca e um visual mnemônico.

Com a chegada do modernismo, os logotipos tornaram-se cada vez mais simples e minimalista, reduzindo às vezes pelas iniciais ou a um nome, sem elemento visual. Tais marcas são qualificados como logotipo porque possuem estilos tipográficos que são mantidos em toda a comunicação visual relacionada ao Brand.
Logotipo modernista: O logotipo da IBM é um conjunto de iniciais, extremamente funcional, criado por Paul Rand, com estilo estético belíssimo e atemporal.
Logotipo modernista: O logotipo da IBM é um conjunto de iniciais, extremamente funcional, criado por Paul Rand, com estilo estético belíssimo e atemporal.

Hoje em dia, as campanhas globais de marketing têm divulgado os logotipos para o publico de forma tão maciça que é teoricamente possível que um símbolo funcione livre de qualquer escrita. Como por exemplo, o Twitter.
A rede social escolheu como arte de sua homepage o famoso passarinho azul, criado pelo artista inglês Simon Oxley. Embora na verdade, não seja o logotipo do twitter, o desenho já está tão associado à rede na mente das pessoas que funciona de maneira muito semelhante a um logotipo.
Porém, na pratica poucas marcas possuem orçamento publicitário necessário para colocar essa estratégia em prática. Portanto, a solução convencional de SIMBOLO + NOME ainda permanece sendo a forma mais comum para um logotipo.
Certas verdade sobre o DNA de logotipos permanecem intemporais. Um logotipo:
  • Precisa ter forma e cor;
  • Geralmente tem um elemento tipográfico para transmitir o nome;
  • Precisa de algumas variações para serem usados nos diferentes contextos em que ele será visto;
  • Incorpora um simbolismo visual ou uma iconografia que seja tanto universal como culturalmente especifica.
Projetar elementos de um logotipo para que a marca seja compreendida de uma maneira que seu proprietário deseje e que os objetivos estratégicos sejam alcançados, é só uma questão de escolher com muito cuidado os elementos do DNA e encontrar a melhor harmonia entre eles.


E Agora, o que é um logotipo de acordo com você? Comente!

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