Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: O Poder da embalagem

quarta-feira, 3 de julho de 2013

O Poder da embalagem

Essa ferramenta de comunicação oferece precisão, eficácia, e atinge em cheio o público-alvo



Não é novidade para os profissionais de comunicação e marketing a força das embalagens em sua interação com os consumidores. Desde o grande salto em sua apresentação visual dado durante a revolução industrial, quando a abundância gerada pela produção em grande escala obrigou os fabricantes a 'embelezar seus produtos' para torná-los mais atraentes, até o aparecimento dos supermercados, que eliminou a presença do vendedor, obrigando a embalagem a assumir a responsabilidade de apresentar, sozinha, o produto e convencer o consumidor a levá-lo.

Nos tempos atuais, a era da hiper-conectividade faz com que o consumidor esteja cada vez mais conectado a uma infinidade de opções de mídia, o que transformou num inferno a vida dos profissionais de comunicação, pois se tornou muito difícil definir com precisão onde o consumidor se encontrará e qual a melhor forma de atingi-lo.
Ao conduzir mensagens, a embalagem incorpora mais uma função e oferece aos planejadores da comunicação um veículo que tem como características básicas a precisão e a eficácia, mas com uma vantagem: ela pode fazer isso sem custo extra, pois o valor da embalagem já está incluído no preço do produto, constituindo uma mídia adicional. 

Muitas vezes nos perguntamos por que esse recurso não é utilizado de forma mais intensiva pelas empresas, principalmente por sabermos que mais de 90% dos produtos apresentados em um supermercado não têm qualquer apoio de marketing, dependendo única e exclusivamente da embalagem para se comunicar com o consumidor. 

A resposta está no fato de os profissionais de marketing e comunicação conhecerem o enorme potencial da embalagem e não saberem integrá-la em seu planejamento. 
Como compreender que milhões de 'inputs' gratuitos, que poderiam reforçar a mensagem da campanha de propaganda, sejam desperdiçados pela própria empresa, uma vez que ela poderia inserir em suas embalagens citações ou slogans, reforçando o investimento que está sendo feito em propaganda naquele momento? 

É comum encontrarmos no mercado embalagens inexpressivas em que nada parece estar acontecendo, pertencentes a produtos que naquele exato momento estão no ar com uma campanha milionária, bonita e marcante. Quando o consumidor chega ao ponto-de-venda, verifica que o produto que lhe está sendo apresentado não se apropriou da imagem construída na comunicação. 

Empresas como a Nestlé já perceberam o enorme poder de comunicação da embalagem e passaram a incorporá-la em seu plano de marketing. O programa de comunicação na embalagem criado por ela tem à sua disposição, só no Brasil, mais de sete bilhões de repetições por ano. Para reforçar seu conceito de empresa voltada para a nutrição, ela criou um programa denominado Nutritional Compass, que veicula informações de forma sistemática nas embalagens de todos os seus produtos. A Bombril e a Assolan passaram a incluir os personagens de seus anúncios nas embalagens de seus produtos, reforçando a integração campanha/produto. 


Algumas das embalagens de pizza que recebemos em casa trazem anúncios de filmes ou ações inteligentes como a que pergunta ao consumidor: "quem vai lavar a louça depois de comer?", aproveitando para oferecer um lava-louças e uma campanha de prêmios. Os profissionais responsáveis por essa ação sabem que uma embalagem de pizza permanece, em média, 30 minutos sobre a mesa, constituindo uma ótima oportunidade para oferecer produtos e serviços ao consumidor. 

Existe um mundo de possibilidades a ser explorado na utilização da embalagem como veículo de comunicação que os profissionais responsáveis pela condução de seus produtos, num mercado cada vez mais competitivo, não podem deixar de aproveitar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.