Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Competências de Liderança

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Competências de Liderança

Quais as competências necessárias para um líder acima da média?


Quando falamos em liderança, precisamos tratar o assunto como a arte de lidar com pessoas.

Tratamos o assunto com fundamentos comprovados cientificamente, mas também com muita arte, paixão e emoção envolvida. Liderar não é simplesmente conduzir pessoas, liderar é potencializar realizações através de pessoas.

Com foco nas competências (básicas, óbvias e necessárias) de liderança, didaticamente as dividi em 13 competências. Leias, reflita e descubra o que você precisa fazer para desenvolvê-las e incorporá-las em seu portfólio pessoal e profissional.

01 - Planejamento - O quanto você planeja suas ações? Seus objetivos e metas estão descritos? Possuem prazos para conclusão? Como você organiza sua agenda? Você conduz sua equipe baseado em indicadores de performance? Baseado em metas e objetivos pautados em um planejamento de médio a longo prazo, com uma noção de "fim" muito bem clara e definida?

02 - Comunicação - Você se comunica bem? Sua equipe entende o que você realmente quer? Sua equipe obtém resultados pautados no que você havia orientado? Suas orientações são simples, claras, precisas e extremamente objetivas? Você escreve bem? Fala bem em público? É capaz de conduzir toda a sua equipe com argumentos claros e empáticos? Consegue vender suas ideias com precisão? Enfim, o que é preciso para que você desenvolva a sua competência de comunicação com as pessoas?

03 - Motivação - Você se sente motivado em liderar pessoas? Suas motivação é extrínseca ou intrínseca? Ou seja, depende de fatores externos ou depende apenas de fatores internos? O que você deve efetivamente fazer para desenvolver ou melhorar esta competência? Procure descobrir quais são os verdadeiros fatores que motivam você, e mais: descubra os fatores motivacionais de cada membro da sua equipe.

04 - Comprometimento - O que é comprometimento para você? O quanto você se compromete com a empresa? Com a sua equipe? Quais os compromissos que você realmente faz com a sua equipe? Você os cumpre? O que você pode fazer para poder se comprometer ainda mais com os objetivos da empresa e de toda a sua equipe? Tais comprometimentos estão condizentes com os seus objetivos pessoais?

05 - Confiança - Um líder acima da média gera e inspira confiança. Confiança significa segurança! As pessoas tendem a seguir líderes que transmitem segurança e que são confiáveis. Você é uma pessoa que gera confiança? Inspira confiança? É confiável? Transmite segurança?

06 - Transformação - Um verdadeiro líder é aquele que transforma pessoas. Transforma ideias, pensamentos em ações efetivas. Principalmente em ações em busca de objetivos e metas. Qual o seu nível de capacidade de transformar ideias em ações? Como você faz para transformar pessoas em busca dos resultados mais audaciosos?

07 - Congruência - Uma das mais importantes competências de liderança: a sua capacidade de pensar, dizer e principalmente agir devem estar congruentes. Ou seja, dizer uma coisa e fazer outra coloca o líder em descrédito. Entenda que nossas ações são inconscientemente congruentes com nossos pensamentos. Você é congruente? Sabe ensinar congruência para sua equipe?

08 - Visão Sistêmica - Você tem o controle de tudo o que está acontecendo ao seu redor? Sei que "tudo" é muita coisa, uma generalização burra, porém, um líder acima da média, consegue ter uma "visão do todo", ou seja, sabe exatamente o que todos da sua equipe estão fazendo, entende os processos de integração da sua área com as demais áreas da empresa. Você sabe exatamente onde inicia e onde termina as responsabilidades da sua equipe?

09 - Ética e Caráter - É muito óbvio escrever que um líder precisa atuar de forma ética e possuir um bom caráter, mas por ser óbvio demais esta competência está sendo deixada de lado, e assim, surgem falsos líderes que agem sem ética e até falta de caráter. Você é um líder ético? Seu caráter é corrompido? Pense nisso!

10 - Generosidade - Ser uma pessoa generosa não é apenas uma competência de um bom líder e sim uma grande virtude do ser humano. O líder que envolve o coração naquilo que faz é um líder que coloca as pessoas acima das demais prioridades. Você é generoso? Se considera uma pessoa generosa? O que você realmente tem feito pelas pessoas? Entenda que o "egoísta" é o inimigo do "generoso"!

11 - Paixão - Uma vez eu assisti uma entrevista onde o repórter perguntava para um ator de televisão quando ele iria se aposentar e parar de trabalhar. E prontamente o ator respondeu: "Nunca! Amo o que eu faço... vou morrer atuando em frente as câmeras...". Pense nisso: você ama o que faz? Tem paixão pelo que faz? Um líder de destaque é aquele que tem paixão pelo que faz! Você tem certeza que gosta do que faz? Está no lugar certo?

12 - Entusiasmo - Você é um entusiasta? Age com entusiasmo? Você conduz a sua equipe com brilho nos olhos? Com um belo e verdadeiro sorriso no rosto? Entenda que uma ideia vendida com entusiasmo ganha muito mais força e credibilidade. Perceba que o seu poder de influência e de persuasão possui maior efeito se for realizado com um entusiasmo verdadeiro. Pense como um entusiasta e haja como um entusiasta.

13 - Empatia - Por fim, fechando as 13 competências de um líder de destaque, você realmente precisa colocar-se no lugar da outra pessoa para poder entendê-la e consequentemente atendê-la. É preciso ouvir. Ouvir muito. Ouvir com atenção redobrada. Ouvir com cuidado e muito carinho. Um verdadeiro e diferenciado líder entende e pratica empatia. E você?

Reveja com cuidado as 13 competências, trace estratégias para o desenvolvimento ou melhoria de cada uma destas competências. Dê foco no que você tem de pontos fortes, potencialize cada ponto desse e busque o desenvolvimento constante. Seja um líder acima da média!


Depende de quem para você desenvolver tais competências? Pense nisso e parta para a ação imediatamente!

Fonte: Revide.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.