Já viram aquelas propagandas maravilhosas, cheias de criatividade, muito bacanas, que você conta aos amigos e consegue descreve-la inteirinha, mas chega ao final, não se lembra, de modo algum, da marca divulgada?
Você consegue lembrar dos personagens, das roupas que vestiam, do cenário, da mensagem, da parte engraçada (principalmente), de tudo!
E seu amigo, que ainda não viu esta propaganda, fica muito curioso com todo o seu discurso e então pergunta para você:
”Mas de quem é esta campanha, de qual marca, qual empresa, qual produto, …?”
Você pode até lembrar que a propaganda era de um carro, ou de uma operadora de celular, mas não consegue lembrar de qual marca é. É impressionante como campanhas caríssimas e super criativas geram este problema, afinal, se o objetivo é aumentar as vendas, como pode as pessoas lembrarem-se da propaganda e não saberem de qual marca é? Naturalmente não haverá aumento nas vendas. Sabe por que isso acontece?
Trara-se de um problema de posicionamento da marca dentro da própria divulgação.
Será que foi a criatividade exagerada, além dos limites, ou será que a marca foi mal posicionada na própria divulgação? O que adianta fazer um planejamento estratégico perfeito se a comunicação não for eficaz?
Criatividade de mais não prejudica, o que prejudica, neste caso, ou é o mau posicionamento da marca, ou uma marca não muito bem elaborada.
Tanto quem cria como quem produz o material publicitário usando uma marca tem que ser um ótimo profissional que entenda de marketing, comunicação visual, comportamentos, tendências, além de ser um ótimo “advogado do diabo”, conhece esta expressão? É aquela pessoa que se antecipa a tudo que possa dar errado, prevendo problemas e eliminando erros.
Uma marca profissional também ajuda bastante a não passar desapercebida nas campanhas publicitárias. Mal posicionada as marcas serão esquecidas facilmente. E todo aquele investimento que você fez, se torna prejuízo.
Aí vão duas dicas:
Uma dica! Para não correr este tipo de risco, primeiro procure um profissional de comunicação visual para produzir ou redesenhar ou modernizar sua marca. Trabalhando dentro dos padrões corretos você não terá aborrecimentos.
Outra dica! Ao fazer as campanhas publicitárias ou o material de divulgação da sua marca, seja empresa, produtos, serviços ou profissão, diante da mensagem a ser transmitida, pense em tudo que possa dar errado, coloque-se no lugar do seu cliente. Isso não é uma postura pessimista, esta é uma atitude realista diante de uma postura de prevenção. Assim o resultado será certeiro e sua marca não ficará mal posicionada em momento algum.
Posição! Avante!
Fonte: Gaffa MKT
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