A
administração como ciência, tem seu surgimento no período da III
Revolução Industrial, com o surgimento de modelos de produção em larga
escala e a necessidade de análise, consultoria e supervisão dos
diferentes processos que ocorrem na organização. Com isso, e o decorrer
do tempo gerando mudanças no contexto organizacional e social, ocorre o
surgimentos dos Modelos de Gestão. Realizando uma análise precisa do
conceito, afirma-se que: A palavra "Modelo" tem sua origem no latim
"Modulus" que significa um molde, ou forma. A Gestão se baseia nas
funções evidenciadas por Fayol, que são: planejar, organizar, controlar,
coordenar e comandar, no ambiente organizacional (CHIAVENATO,1996).
Com isso, formula-se o conceito de Modelo de Gestão como uma ferramenta que se baseia em análises e experiências anteriores para elaborar métodos de como administrar, aplicando-os na organização mediante sua necessidade e adaptando-os à sua cultura e processos. (MAXIMIANO, 1995)
De
posse de tais conhecimentos, evidencia-se que Administração
Participativa (Gestão Participativa), é um modelo de gestão atual e
contemporâneo que enfatiza as pessoas, que fazem parte da organização.
Segundo Maranaldo (1989, p. 60), a Administração Participativa é o
conjunto harmônico de sistemas, condições organizacionais e
comportamentos gerenciais que provocam e incentivam a participação de
todos no processo de administrar. Visando através dessa participação, o
comprometimento com os resultados (eficiência, eficácia e qualidade) não
deixando a organização apresentar desqualificação.
Para
Santos et al. (2001)antes de se implantar a Gestão Participativa numa
empresa, é necessário harmonizar três aspectos, sendo estes:
- Os seus Sistemas (produção, comercialização, recursos humanos, administração e finanças, entre outros): se há conflitos de estilos diferentes de gestão entre estes sistemas, é difícil implantar a gestão participativa numa empresa;
- Condições Organizacionais: é preciso flexibilizar a estrutura organizacional, (com menor número de níveis hierárquicos e normas mais adaptáveis;)
- Comportamentos Gerenciais: Os gerentes serão os principais mobilizadores das pessoas para o processo participativo, o bom relacionamento de chefia com subordinados é o principal ponto da relação participativa.
Com
base nisto, analisa-se que a administração participativa compreende a
organização como um verdadeiro sistema: Pode-se afirmar que se baseia em
premissas da teoria universal dos sistemas, pois se co-relaciona com o
conceito de sistema, sendo este segundo Oliveira (2006): "Sistema é um
conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente,
formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada
função".
A
ênfase nos sistemas para representar a Gestão Participativa, indica
para Santos et al. (2001) que duas vertentes sustentam a gestão
participativa, sendo estas a participação de todos e o comprometimento
total com os resultados.
"A Participação de todos significa que, a
princípio, nenhuma pessoa, em qualquer nível hierárquico, deve ser
excluída do processo participativo." Porém, a participação deve ser
entendida como um processo na organização e não apenas como uma
estratégia que gera assembléias de negociação ou de decisão. A partir
disto, faz-se necessária a segunda ênfase.
O Comprometimento total com os resultados, garante a sustentabilidade e efetividade do Modelo de Gestão baseado na Verdadeira Gestão Participativa.
Tal ênfase implica que cada pessoa está
consciente da sua responsabilidade individual com os resultados a serem
perseguidos pela equipe, pela empresa, por todos. Este comprometimento é
a característica mais importante da administração participativa, pois
disciplina a atuação individual de cada pessoa, impossibilitando da
gestão participativa ser conduzida para uma estratégia de assembléia ou
apenas de conter reclamações dos colaboradores.
CONCLUSÃO
Concluí-se
com o Artigo presente, que a Administração Participativa ou Gestão
Participativa, faz parte de um modelo de Gestão disponível para os
gestores que desejam potencializar as competências presentes nas pessoas
que integram as organizações (capital humano). Não deve ser entendida
como uma estratégia para reduzir o número de reclamações no ambiente de
trabalho, ou atuar como um controlador de massa de operários ou
colaboradores. A gestão Participativa deriva-se da concepção sobre a
abordagem da complexidade da relação Homem X Organização.
Ressalta-se que para a efetiva aplicação da Gestão Participativa, é necessária uma Liderança efetiva e bem estruturada. O líder executa um papel importante no que tange os colaboradores, principalmente, em questões acerca de motivação, recompensas, cargos, salários, etc.
Sendo
assim, a Gestão participativa aborda as pessoas que compõem a
organização como o fator principal para o sucesso dos objetivos
organizacionais. Alinha-se os objetivos pessoais, juntos aos objetivos
organizacionais, e gera uma maior produção e satisfação pela
responsabilidade individual sobre a produção e seu serviço.
Complementa-se que a Gestão por competências é muito aceita ao se abordar o modelo de Gestão Participativa, por conter princípios inerentes à complexidade do ser humano e suas capacidades, podendo melhor estabelecer os cargos e a aceitação das competências necessárias para aplicabilidade da Gestão Participativa.
"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns." (Abraham Lincoln)
REFERÊNCIAS
CHIAVENATTO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
MARANALDO, D. Estratégia para a competitividade. São Paulo: Produtivismo, 1989.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Além da
Hierarquia – Como implantar estratégias participativas para administrar a
empresa enxuta. São Paulo: Atlas, 1995.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, Organizações e Métodos: uma abordagem gerencial. 16 ed. São Paulo: Atlas, 2006.
SANTOS, Antônio Raimundo dos... [et al.]
Gestão do conhecimento: uma experiência para o sucesso
empresarial/organizadores./ - Curitiba: Champagnat, 2001
Fonte: Administradores.com.br
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