É comemorado no 1º dia de outubro e foi criado em 2003 pela Portaria GM 1893. Tem o objetivo de promover o conhecimento e a sensibilização da sociedade brasileira sobre a importância e necessidade da doação de leite humano aos bancos de leite humano. O leite humano doado é pasteurizado e distribuído aos recém-nascidos prematuros e outros lactentes clinicamente impossibilitados temporariamente de serem amamentados ao seio materno.
Devido às propriedades nutricionais e imunológicas do leite materno, a recuperação e o desenvolvimento desses recém-nascidos ocorre mais rápido.
Quem pode doar leite humano
Mulheres sadias que apresentam secreção láctea superior às exigências de seus filhos e que se dispõem a doar o excedente por livre e espontânea vontade.
Como divulgar
Por meio de cartazes, folder, propagandas para tv, rádio, revistas e jornais; entrevistas, seminários, gincanas, palestras em escolas, igrejas e em todos estabelecimentos de saúde público e privado. Enfatizando sempre os fatores de superioridade do leite humano, sua melhor digestão, composição química balanceada, a ausência de fenômenos alergênicos e a proteção que confere contra infecções.
Quem homenagear
Todas mães que sensibilizadas, doaram leite humano;
Todos Bancos de Leite Humano;
Todos Postos de Coleta de Leite Humano.
Todos Bancos de Leite Humano;
Todos Postos de Coleta de Leite Humano.
Fonte: portal.saude.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.