Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Respeito e Graffiti é bom e nós gostamos!

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Respeito e Graffiti é bom e nós gostamos!

Foi pensando nisso que a artista Lya Alves convocou graffiteiros da cidade de Niterói-RJ para a “OPERAÇÃO MAIS RESPEITO, EU APOIO”.
O graffiti é uma manifestação artística voltada para as ruas. No Brasil ele vem ganhando força como forma de expressão cultural nos mais diversos centros urbanos, revitalizando os muros vazios em grandes cidades.
GraffitiPorém, muito dos muros graffitados estão sendo escondidos por propagandas não autorizadas, que simplesmente colam seus cartazes ou fazem pinturas do seu produto comprometendo a visualização e destruindo diversas artes.
A idealizadora da operação, Lya Alves é pintora, graffiteira e desenhista de história em quadrinhos e participa também de diversos projetos culturais, dentre eles o “NA RUA”, que propõe uma galeria de grafite a céu aberto em homenagem ao poeta Vinícius de Moraes; e o “Arte na faixa” idealizado pelo movimento “O Rio Eu Amo Eu Cuido”, com o intuito de chamar a atenção da importância de se andar na faixa de pedestre através da arte.
A iniciativa da “OPERAÇÃO MAIS RESPEITO, EU APOIO” surgiu ao notar que um extenso muro perto do shopping local, estava com uma propaganda indevida feita por cima das artes de graffiteiros importantes. A convocatória foi feita pelo Facebook, e foi um sucesso! Vários graffiteiros renovaram sua arte, outros colaboraram com novas, e aos poucos o muro foi ganhando vida e colorindo o dia de quem passava por lá.
Para Lya, o intuito não é só preencher um muro com graffiti, mas conscientizar quem faz esse tipo de propaganda irregular, de que tal prática está não só destruindo a arte urbana, mas a beleza da cidade.
Segundo a artista, a operação não irá parar por aí, a próxima já tem dia e local marcados!
Confira mais sobre o evento AQUI.
Fotografia: Cláudia Araújo Macedo
Fotografia: Cláudia Araújo Macedo
Imagem 2
Fotografia: Cláudia Araújo Macedo

Escrito por:

Vanessa Loureiro  do Choco La Design

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.