Imagem de Flickr/rosmary |
Quem melhor que Sir John Hegarty, co-fundador da Bartle Bogle Hegarty, para aconselhar sobre carreiras? Estamos a falar de um dos criativos mais premiados do mundo.
O homem por trás dos melhores spots publicitários de todos os tempos, como é o caso do “Launderette” para a Levi’s e “Vorsprung Durch Technik” para a Audi, continua a desfrutar da sua ilustre carreira que já conta com mais de seis décadas.
Até então, tem aplicado a sua criatividade além da clássica publicidade e tem vivido com uma das frases que o tornaram célebre: “Faça coisas interessantes e coisas interessantes vão-lhe acontecer”.
Aqui, Hagarty oferece um conjunto de dicas para estimular a criatividade, dando uma nova vida à sua carreira como criativo.
1. Permaneça ligado (e tire os headphones)
A vida útil de trabalho de um criativo pode ser extremamente curta. Enquanto os artistas e músicos podem repetir as mesmas ideias, os criativos precisam de criar, continuamente, novo material. Uma forma de transformar uma carreira de 10 anos em 20 ou mesmo 50 anos, segundo Hegarty, é permanecer conectado. “Você tem que ficar fascinado com o que está a acontecer à sua volta”, diz ele. “E permaneça positivo. O cinismo é a morte da criatividade”. Além disso, não tente retirar-se para o seu próprio mundo. “Quando vejo as pessoas no escritório com headphones nos ouvidos, digo-lhes que não estão a ver o que está a acontecer à sua volta – acabaram de perder a mulher que pôs a mala no chão e o carro que buzinou; podiam usar isso num ‘comercial’”.
2. Seja mais como Paul Smith
Para ilustrar a importância de se manter conectado, Hegarty menciona a experiência inspiradora do designer de moda Paul Smith no aeroporto de Milão. Smith teve algum tempo livre porque o seu voo estava atrasado, mas em vez de se sentar e esperar, decidiu dar um passeio. Uma pulseira solitária que tinha caído no chão chamou a sua atenção. Pegou nela e decidiu que daria um perfeito botão de camisa. Smith começou a fazer 30 mil camisas com esse detalhe, o botão.
3. Lembre-se que o sucesso pode produzir as suas falhas
Obter reconhecimento por trabalhos realizados pode ser uma coisa perigosa, adverte Hegarty. Com a premiação vem um bom carro, o assistente pessoal e o grande escritório, tudo aquilo que parece compor uma fortaleza mas, no fundo, só serve para evitar influências externas provenientes do interior da empresa. “Você fica isolado e os criativos não podem ficar isolados porque têm que fazer parte da cultura”, observa Hegarty.
4. Seja corajoso e ouse ser diferente
Assumir grandes riscos é fácil quando você está no início, porque ninguém sabe que você e a falha não se dão bem. Quando a sua reputação cresce, torna-se difícil ser ousado. “O seu sucesso não come na mesma mesa das suas futuras oportunidades”, diz ele. “É preciso muita coragem para ir além”.
5. Todo o McCartney precisa de um Lennon
As pessoas podem deixar de discudar de si assim que consiga o suficiente para ser levado a sério e em consideração. Não se cerque de homens e mulheres do “sim”. Fique perto de pessoas que não têm medo de lhe dizer quando está errado. “Você precisa de pessoas à sua volta em quem possa realmente confiar para dizer ‘isso é uma ideia de merda’”, diz Hegarty. “Cada McCartney precisa de um Lennon”.
6. Expanda o seu circulo pessoal
Para Hegarty, que tem as suas próprias vinhas em França, não há nada melhor que passar algum tempo com pessoas de profissões diferentes da sua – como produtores de vinho, por exemplo. “Conversar com pessoas de diferentes setores sobre o que elas fazem é fascinante”, diz Hegarty. “Isso abre canais no pensamento que não fazia a menor ideia que lá estavam”.
7. Procure por inspiração no inesperado e no difícil
Hegarty é um ávido leitor do Financial Times, apesar de admitir que nem sempre se entendem. “Precisa de ler coisas fora da sua zona de conforto, bem como fazer as coisas que tanto gosta”, diz Hegarty. “Pode agarrar num artigo de negócios, criar um ângulo criativo sobre ele e encontrar a solução na criatividade”.
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