O Portal Exame elencou os principais erros grotescos de photoshop na publicidade mundo afora. Confira!
Emporio Armani: Anúncio no
mínimo inusitado ao posicionar os braços da cantora Beyoncé. O braço
parece estar para trás, mas, de alguma forma, surge na frente segurando o
frasco de perfume. A posição da axila esquerda também não segue nenhum
padrão de proporção.
Victoria Secret's:
No anúncio de lingerie, a modelo Lais Ribeiro foi fotografada com o
tronco levemente inclinado. Mas, do nosso ponto de vista, parece que a
marca uniu as metades de duas fotos completamente separadas, e colou as
duas numa linha divisória criada pelos braços cruzados da modelo.
American Apparel: Num
ensaio no website da varejista de moda americana, um cavalo coadjuvante
teve sua participação cortada ao meio da imagem - literalmente. O que
deveria ser um equino normal acabou tornando-se uma cabeça voadora, sem
continuação atrás do corpo da modelo.
Neiman Marcus: O
excesso de retoques fez com que metade da bicicleta desaparecesse
magicamente neste anúncio de 2012 da varejista americana Neimam Marcus. O
veículo, que aparentemente é carregado com facilidade pela modelo, some
atrás do corpo da jovem e não se vê sinal da roda traseira ou do
assento da bike. A mão direita da modelo também não dá pistas do local
onde foi parar.
Ralph Lauren: Uma
campanha da grife Ralph Lauren em 2012 pesou a mão ao retocar o corpo
da modelo, diminuindo suas medidas. A cabeça da manequim ficou maior que
a sua cintura, e seu corpo aparece totalmente deformado e fora de
qualquer proporção normal.
Após receber críticas, a empresa divulgou um
comunicado assumindo que os retoques foram excessivos.
H&M: Em
outubro de 2012, a cantora Lana Del Rey foi a garota-propaganda
contratada pela H&M para estrelar seus anúncios. O único problema é
que o editor de fotos pareceu não perceber que estava gerando no mínimo
uma ambiguidade: a posição do ombro da artista está totalmente
desconectada do resto. Ela está na frente, atrás ou no meio do capô?
Lancôme: O
uso abusivo do photoshop levou a campanha da Lancôme a ter sua
veiculação proibida no Reino Unido em 2011. A Advertising Standards
Authority, ASA, que cuida da regulação de publicidade no país, decidiu
por proibir a publicação das peças alegando que as imagens são
enganadoras, criando uma falsa beleza, e que poderiam pressionar as
mulheres a se compararem a padrões irreais.
Turkish Airlines: No
esforço de deixar aeronave e aeroporto impecáveis, o tratamento de
imagem do anúncio da Turkish Airlines apagou o trem de pouso do avião,
estacionado na pista. A sustentação da aeronave em linha reta também
deixou a desejar em termos de lógica.
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