Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 17 de Outubro - Dia do Eletricista

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

17 de Outubro - Dia do Eletricista

eletricista é o profissional que trabalha com instalações elétricas, garantindo conforto e segurança nas ruas, nas casas e no ambiente de trabalho das pessoas.

Ele desenvolve estudos de esquemas elétricos e faz a manutenção e a modificação das instalações, conforme seja necessário. Essas instalações podem ser tanto de construções como de equipamentos, máquinas e veículos.
O Instituto Brasileiro do Cobre, ou Procobre, organizou, em 1998, um banco de dados de eletricistas. Para que o eletricista possa se cadastrar no banco de dados, ele faz uma avaliação com prova teórica e prática. Se for aprovado, seu nome é disponibilizado no site da Procobre.
As avaliações são baseadas na normalização de instalações elétricas brasileiras ( NBR 5410 ) e atende a eletricistas que atuam em instalações prediais e residenciais. O nível escolar exigido do eletricista é o fundamental.
Os eletricistas são os responsáveis por oferecer um dos mais necessários instrumentos de infra-estrutura de qualquer sistema de produção. É preciso valorizar sua função e oferecer melhores condições de trabalho, aumentando a regulamentação e fiscalização. A segurança tem de ser requisito básico para qualquer trabalhador.

Normas

As primeiras normas para instalações elétricas no Brasil surgiram por volta de 1940 e sua primeira revisão foi em 1960. A segunda revisão foi feita em 1980, depois outra em 1990 e a última, em 1997.
Fonte: UFGNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.