A comunidade internacional celebra no dia 9 de agosto o Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo. Este dia é uma oportunidade para sensibilizar a todos com as culturas dos povos indígenas e com sua grande diversidade.
É também uma ocasião para redobrar esforços com vistas a abordar questões tais como a exclusão, a discriminação e a pobreza, que fazem parte da realidade cotidiana de muitos desses povos.
Em 1994, a Assembleia Geral da ONU decidiu que no dia 9 de agosto de cada ano, durante o Decênio Internacional dos Povos Indígenas, fosse celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas (Resolução 49/214, de 23 de dezembro).
Em sua Resolução 59/174, de 20 de dezembro de 2004, na qual a Assembleia proclamou o Segundo Decênio Internacional dos Povos Indígenas (2005-2014), também decidiu continuar celebrando em Nova York, em Genebra e em outros escritórios das Nações Unidas, o Dia Internacional dos Povos Indígenas todos os anos durante esse Segundo Decênio e pediu ao Secretário Geral que respaldasse a celebração do Dia Internacional dentro dos limites dos recursos existentes e que alentasse os governos a celebrá-lo no âmbito nacional.
Fonte: www.adital.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.