Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Pais são exemplos para os filhos em suas atitudes e hábitos a todo momento

sábado, 29 de agosto de 2015

Pais são exemplos para os filhos em suas atitudes e hábitos a todo momento

Por mais que isso seja algo natural, é importante os pais refletirem sobre que tipo de exemplo eles querem passar às crianças.


É incrível parar e pensar o quanto somos exemplo para nossas crianças 24 horas por dia. Os pais são a primeira referência comportamental da criança, portanto é comum que copiem deles não só o falar e andar, como também atitudes e hábitos de vida. Isso pode nos deixar apavorados, ou mesmo robóticos tentando controlar esse exemplo ou aquele outro, mas a ideia não é essa. Até porque nitidamente essa postura não funciona nem para os adultos e muito menos para as crianças.

É fundamental percebermos o que há de mais valioso para nossos filhos, a relação de verdade vivida intensamente conosco. Com o exemplo que somos não é diferente, é automático, vivo, inerente. Porque então pensarmos nisso? 

Acredito que nos conscientizarmos de que o exemplo vivo acontece é algo muito importante. Normalmente cuidando dos nossos filhos, cuidamos de nós também. Ao estarmos conscientes de que valores nós queremos passar, percebemos quais deles queremos cultivar na vida como um todo. 

É essa relação viva que nos mantem ativados e ligados aos valores que estão em nosso dia a dia, sendo naturalmente passados para as crianças. Para comprovarmos isso, basta olharmos nossa alimentação, relação com esporte, hábitos saudáveis ou não. Somos uma direção, mesmo que não tenhamos a intenção ou mesmo consciência disso. E essa direção acontece também no silêncio, na pura observação. 

O convite trazido por esse artigo nos conta de algo sutil, precioso, poderoso, verdadeiro e profundo. É o convite para seguirmos melhorando como pessoas, como pais, como indivíduos. Quando nos ligamos na questão da saúde, nos bons hábitos, naturalmente nossos filhos conhecem essa realidade e entram em contato com ela. Mais cedo ou mais tarde esse passa a ser seu caminho natural.

Quando tratamos bem as pessoas próximas, conhecidas e desconhecidas é assim que nossos filhos recebem também a importante informação de que é assim que as pessoas devem ser tratadas. 

E nessa grande jornada, sermos verdadeiros e conscientes de que somos aprendizes nos deixa livres para seguirmos crescendo, melhorando como pais, como mães, como pessoas. Ajustando, conhecendo, mudando, escolhendo por qual estrada queremos seguir. Com eles não é diferente. Bom mesmo é ter um bom guia para confiar e seguir.

Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.