Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 13 de Agosto - Dia Mundial do Canhoto

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

13 de Agosto - Dia Mundial do Canhoto

Mundo 'direito' rejeita os canhotos

Toda vez que você usar um abridor de lata, abrir uma maçaneta, fazer a mudança de marcha no seu carro ou cortar papel usando uma tesoura, pare por um minuto e pense nos canhotos. Pois, pelo menos levando em conta a forma como as coisas são projetadas, parece que pouca gente pensa neles.

Segundo estatísticas mundiais, cerca de 90% da humanidade é formada por pessoas que escrevem e usam para atividades diárias a mão direita. Estas são chamadas de destras.

Os outros 10% se dividem entre pessoas que utilizam as duas mãos para realizar tarefas cotidianas e os canhotos, aqueles que só conseguem escrever e fazer trabalhos manuais usando a mão esquerda.

E eles sofrem em um "mundo direito", onde praticamente tudo é voltado para os destros.

Você já parou para pensar que há certo preconceito contra os canhotos na maioria das regras de etiqueta e superstições?

Afinal, quando crianças aprendemos a fazer o Sinal-da-Cruz com a mão direita, e não o contrário – embora nos seus sermões, quando estava na Paróquia barbosense, o padre Mariano Callegari incentivasse as pessoas a fazer o ritual também com a mão esquerda.

O hábito de cumprimentar uma pessoa também é feito, por instinto, com a mão direita.

Quando a pessoa está passando por um dia péssimo, ela não diz que acordou com o pé esquerdo?

E a lista de superstições não pára por aí, tanto que uma parte da página, abaixo, teve que ser reservada só para elas. Curioso como a maioria das religiões relaciona a mão esquerda, ou o lado esquerdo, com o demônio e o Mal.

Até mesmo na política os canhotos estão "separados"; afinal, existem os políticos "de direita", que são os conservadores, e os "esquerdistas", tradicionalmente a oposição parlamentar, ou os que defendem a reforma socialista.

No Brasil as pessoas que usam a mão esquerda são chamadas de canhotas, palavra que, segundo o Dicionário Aurélio, também quer dizer "inábil, desajeitado e desastrado"; em francês o canhoto é chamado "gauche", que também significa desajeitado; já em italiano, a palavra "maldestro" quer dizer desengonçado e maldito.

Claro que esta tradição cercada de preconceitos e misticismo pouco influi no dia-a-dia de uma pessoa canhota, mas mesmo assim as dificuldades que ela encontra no mundo projetado por destros são várias.

Estas dificuldades começam na infância, quando alguns pais ainda obrigam as crianças a escrever com a mão direita, atitude que pode acarretar em sérios problemas de aprendizagem – de escrita mais lenta até problemas para ler e se expressar.

Nas escolas onde as cadeiras têm braços para apoiar os cadernos, estes estão sempre do lado direito. Também é difícil encontrar no mercado produtos voltados especificamente para canhotos, como tesouras. Usando uma tesoura normal, os canhotos não conseguem enxergar a chamada "linha de corte" (você já tentou cortar as unhas da mão direita usando a esquerda?).

Na vida adulta, podem acontecer até acidentes de trabalho em função da necessidade de adaptação a máquinas e instrumentos originalmente projetados para destros.

Na rotina diária, as dificuldades são várias, mas uma das principais é aprender a mudar a marcha no carro usando a mão direita ao invés da esquerda.

Telefones públicos sempre têm o depósito de fichas ou o local para inserir o cartão no lado direito. Em bancos e repartições públicas, normalmente as canetas presas por cordões ficam do lado direito, dificultando o ato de assinar para o canhoto. Sem falar que os números e as setas direcionais do teclado do computador estão todas no lado direito. Até maçanetas são projetadas para destros.

Instrumentos musicais de corda, como violões e guitarras, também são projetados para os destros. Os canhotos precisam aprender tudo invertido, mas nesse ponto se destacam – Edgard Scandurra, do Ira!, é um dos melhores guitarristas brasileiros, e é canhoto; assim como o ex-Beatle Paul McCartney.

Enquanto o mundo direito continua se esquecendo dos canhotos, a vida para quem usa a mão esquerda continua ficando mais complicada em seus pequenos detalhes.

Atualmente estão surgindo associações, como a Abracan, no Brasil, e a Left-Handers International, que é mundial. Na Internet existem sites voltados ao canhotismo, como o "Ao Avesso"
SUPERTIÇÕES

Em alguns locais na Europa, na América e parte da África, e entre grupos de ciganos, quando a palma da mão direita coçar é sinal que a pessoa irá receber algum dinheiro; se for a palma da mão esquerda que coçar, então a pessoa perderá dinheiro.

Na Escócia os supersticiosos acreditam que quem entra em casa pisando primeiro com o pé esquerdo acaba trazendo demônios ou má sorte para dentro do lar.

Na tradição judaica, o Príncipe dos Demônios, que era chefe de Satanás, se chamava Samuel, ou Se’mol, uma palavra hebraica que significa "o lado esquerdo". A partir desta lenda, os esquimós têm a crença de que todos os canhotos são poderosos feiticeiros; em Marrocos, canhotos são considerados pessoas malvadas e demônios!

Usar a mão esquerda, no Irã, é considerado uma atitude desonrosa. Assim, quando um ladrão era capturado, tinha a mão direita decepada como punição.

Quando uma pessoa está infeliz, dizem que ela acordou "com o pé esquerdo".

No passado, os judaicos tinham que manter-se longe da lista dos "Cem Defeitos Físicos" citados por Mai-monides. Entre eles, cegos, mancos, anões e, claro, canhotos.

No Antigo Egito, o deus Set (que pode ser relacionado ao Satanás do Cristianismo) era também chamado de "O Olho Esquerdo do Sol", e era demoníaco e destrutivo, enquanto Horus, o Deus da Vida, era "O Olho Direito do Sol".

No Budismo, Buda descreve que o caminho para o Nirvana (purificação e salvação) se divide em duas partes: um é o caminho da mão esquerda, que representa o jeito errado de se viver, e outro é o caminho da mão direita, digno para a purificação da alma.

Nos países islâmicos e na Índia, a mão esquerda é considerada "suja" e as pessoas são proibidas de comer com a canhota.
Ciência não sabe porque as pessoas nascem canhotas

Apesar de muitas pesquisas desde o século 19, a ciência ainda não sabe explicar porque algumas pessoas nascem canhotas e a maioria nasce predisposta a usar a mão direita.

Por muito tempo, os canhotos chegaram a ser considerados pessoas diferentes e geniais. Tudo porque alguns dos maiores expoentes da arte, da cultura e da ciência eram canhotos, ou "sinistros", como também são chamados.

Esta hipótese tem pouco a ver com a verdade, porque se gênios como Leonardo DaVinci, Albert Einstein e Isaac Newton eram canhotos, por outro lado também o eram Jack, o Estripador (o famoso assassino de prostitutas que aterrorizou Londres no final do século 19), o pistoleiro Billy the Kid e a heroína francesa (meio santa, meio louca) Joana D’Arc.

Também durante anos acreditava-se que era possível saber se a criança seria destra ou canhota ainda quando recém-nascida: bastava observar a forma como o bebê dormia, e se ele voltasse o rosto sempre para o lado esquerdo seria canhoto. Esta teoria também não vingou.

Na verdade, o que determina se a pessoa será destra ou canhota é o cérebro.

Este é dividido em dois hemisférios, sendo que cada um controla a parte oposta do corpo. Assim, os movimentos que a pessoa faz com a mão esquerda, pé esquerdo e olho esquerdo são inteiramente controlados pelo lado direito do cérebro, e vice-versa.

Um "lado" do cérebro não influi na atividade do outro. Nos primeiro anos, a criança manifesta preferência por um dos lados. Há outra teoria de que o ambiente onde a criança vive influenciaria na sua decisão, mas podem nascer destros em família de canhotos, assim como o contrário.

"A preferência para usar uma mão mais do que a outra é chamada dominância lateral", explicou a psicóloga barbosense Sandra Maria Camini Fachini. "A determinação da dominância de uma pessoa pode ser difícil, uma vez que nem todos preferem uma mão para fazer todas as tarefas. Por exemplo, poderá pegar o lápis com a sua mão esquerda, mesmo que use sua mão direita para escrever".

Os cientistas concordam, embora ainda não existam provas confiáveis, que a causa do canhotismo pode ser genética, e, portanto, hereditária. O fato de que muitos membros da família real da Inglaterra são canhotos (o rei George II, o rei George VI, a rainha Victoria, a rainha Elizabeth e o príncipe Charles) é citado como exemplo do envolvimento genético no canhotismo.

Hereditário ou não, até os seis anos a criança aprende a utilizar um dos lados do cérebro como dominante, aprendendo a realizar atividades com uma das mãos melhor do que com a outra. Mas isso não quer dizer que a outra mão seja desajeitada.

A melhor forma de explicar este "lado dominante", que persiste até o fim da vida, é o uso dos olhos. Quando é preciso olhar pelo buraco de uma fechadura, ou no microscópio, a pessoa normalmente opta por um dos olhos, ou o esquerdo ou o direito. Isso não significa que o outro olho "enxergue menos". É apenas mais uma manifestação do lado dominante do cérebro.

Na opinião de Sandra, "nenhuma cultura encorajou o canhotismo. Muitas culturas têm considerado o destro como ‘melhor’ que o canhoto, levando a condutas como forçar as crianças a usar a mão direita, chegando a extremos de amarrar a mão esquerda. A incompreensão dos pais ou adultos que trabalham com crianças sobre estas questões podem levar a condutas incorretas, como a de forçar a criança a usar a mão oposta à da sua dominância, podendo surgir problemas desde distúrbios de aprendizagem até insegurança e dificuldades na auto-estima da criança". Ela recomenda que seja oferecido um ambiente livre de tensões e limitações para as crianças, encarando com naturalidade se ela preferir a mão esquerda à direita.

CANHOTOS FAMOSOS

Alexandre, o Grande
Supõe-se que um dos maiores generais da História, que foi rei da Macedônia em 356 antes de Cristo e estendeu seu império até a Índia, usava com maior habilidade a mão esquerda
Albert Einstein
Físico alemão que elaborou a Teoria da Relatividade
Ayrton Senna
Tricampeão mundial brasileiro de Fórmula 1
Bill Gates
dono da maior empresa de informática do planeta, a Microsoft, e um dos homens mais ricos do mundo
Fidel Castro
Líder revolucionário e estadista cubano, atual presidente de Cuba
Ayrton Senna
Kurt Cobain
Ídolo de toda uma geração, comandou a banda americana Nirvana nos anos 90
Leonardo DaVinci
O gênio italiano usava com desenvoltura tanto a mão esquerda quando a direita, mas ficou famoso por escrever "ao contrário", da direita para a esquerda, para que seus escritos só pudessem ser lidos refletidos no espelho
Ludwig Van Beethoven
Compositor de obras famosas como a Nona Sinfonia
Machado de Assis
Escritor brasileiro de obras como Dom Casmurro, fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras
Mahatma Gandhi
Líder nacionalista indiano
Napoleão Bonaparte
Imperador francês
Paul McCartney
baixista dos Beatles
Pelé
O Atleta do Século chutava com a direita, mas escreve com a esquerda.
Fonte: www.jornalcontexto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.