Para projetar uma embalagem é necessário que o designer domine uma série de habilidades e conhecimentos. Hoje veremos algumas excelentes dicas do pessoal do Choco la Design que irão ajudá-lo em suas criações.
Projetar uma embalagem não é uma tarefa fácil, além de criatividade na criação da forma também são necessários conhecimentos sobre materiais, produção, venda, armazenamento etc. O design de embalagens também é um dos que mais atrai o interesse de estudantes e profissionais das áreas de criatividade.
E é justamente para ajudar os designers de embalagens a criarem projetos criativos que foi lançado o livro “Design de Embalagem – 100 Fundamentos de Projeto e Aplicação“, esse livro é o terceiro da coleção de “100 fundamentos” que inclusive já fiz o review aqui dos exemplares que abordam a tipografia e diagramação.
O livro é uma das publicações de design da editora Blucher e as autoras são Sarah Roncarelli eCandace Ellicott que são diretoras da Fifty Strategy & Creative, uma empresa de design especializada em design de marcas e em marketing.
Candace e Sara criam logotipos, identidades de marcas e aplicações para todas as mídias, incluindo transmissão e distribuição de informações, peças impressas e internet para produtos e serviços de vários setores de mercado. São profissionais criativas, experientes e eternas pesquisadoras dos grandes pensadores da criação e das estratégias, independentemente do meio em que atuem.
Esse título, assim como os outros da coleção, é excelente e sem dúvida um dos melhores quando se trata de projeto de embalagem. O conceito é o mesmo dos outros títulos que já foram compartilhados aqui na série de reviews, apresentar 100 fundamentos sobre o projeto de design de embalagem.
Com o passar dos séculos, papel, madeira, cerâmica, bronze e ferro foram sendo utilizados, cada um a seu tempo, como materiais para embalagens.
Com uma leitura agradável, a cada duas páginas um novo fundamento é ensinado através de um breve texto e principalmente com muitas referências visuais de grandes projetos realizados por alguns dos melhores profissionais e agências de design e criatividade.
Assim como os outros exemplares da coleção, o livro tem uma leitura bem agradável, didática e direta, os fundamentos são apresentados de forma bem clara e elaborada, sempre demonstrando através de projetos reais como aquele fundamento se aplica na prática.
Para ser relevante, o design da embalagem deve sugerir o produto que contém ou o público ao qual ela se destina – Sarah e Candace
Sendo assim o livro é completamente recheado de belas imagens de excelentes projetos de embalagens de grandes marcas, todas muito criativas e que sem dúvida devem servir de referência para quem deseja projetar uma embalagem criativa e funcional.
Como o título mesmo diz o livro se divide em 100 capítulos, onde cada um apresenta um fundamento diferente sobre o design de embalagens. Confira agora o conteúdo que é abordado no livro:
INTRODUÇÃO
O DESAFIO DO DESIGN
1. Obtenha o briefing correto
2. Design para o cliente, não para si próprio
3. Organizando uma linha de produtos
4. Design para marca própria
5. Design para expor
6. Relevância do design da embalagem
CONSIDERAÇÕES SOBRE DESIGN: MATERIAIS
7. Pesquisar as opções
8. Design de vidros e garrafas
9. Papel cartão
10. Metal
11. Plástico
12. Embrulhos
13. Materiais inovadores
CONSIDERAÇÕES SOBRE DESIGN: FORMAS
14. Marcas que incluem a forma
15. Forma define função, Função define forma
16. Design de sacolas
17. Embalagens moldadas
18. Linha de limite gráfico
19. Dobras especiais
20. Janelas reveladoras
21. Inovação
CONSIDERAÇÕES SOBRE DESIGN:RÓTULOS
22. Design de rótulos
23. Formato
24. Aberturas e dobras em rótulos
CONSIDERAÇÕES SOBRE DESIGN:IMPRESSÃO
25. Litografia com quatro cores
26. Litografia com três ou menos cores
27. Flexografia
28. Gravação a laser
29. Serigrafia
30. Técnicas especiais: tintas e vernizes
31. Técnicas especiais: estampagem metálica
CONSIDERAÇÕES SOBRE MARCA E MERCADO
32. Embalagem como ferramenta de vendas
33. Dados demográficos
34. Dados psicográficos
35. Design com padrão de marca
36. Embalagens para mastígio
37. O que há num nome?
38. Embalagens mascotes
39. Banho, beleza e saúde
40. Tecnologia
41. Doces e confeitos
42. Vinhos e licores
43. Bebidas
44. Livros e mídias
45. Moda
46. Alimentos
47. Casa e jardim
48. Produtos para crianças
49. Material de escritório e de arte
50. Produtos para animais de estimação
51. Artigos para adultos
DESIGN SUSTENTÁVEL
52. Práticas sustentáveis
53. Impressão sutentável
54. Opções de plástico
55. Opções de papel
56. Embalagens multiuso
57. Embalagens biodegradáveis e recicláveis
PROCESSO DE DESIGN
58. Criar uma ligação emocional
59. Contar uma história
60. Definir o tom correto
61. Design lúdico
62. Metáforas e parábolas
63. Humor e perspicácia
64. Informar
65. A arte do exagero
66. Imite com “Faux”
67. Buscando o equilíbrio
68. Explorar padrões
69. Linhas e regras
70. Pintura e desenho
71. Iconografi a e simbolismo
72. Xilogravuras e desenhos
73. Fotografia
74. Design retrô
75. Uso tático das cores
76. Ausência de cores
77. Exagero nas cores
78. Não esconda a base
79. Design minimalista
80. Usar todos os lados
81. Hierarquia e dominância
82. Noções básicas sobre letras
83. Fontes que dão humor e caráter
84. Letras artesanais
85. Letras como imagem
86. Adaptando de outras línguas
87. Código de barras e informações importantes
88. Impacto na prateleira
89. Proteção para o produto
90. Desembrulhando
91. Design de funcionalidade conveniente
92. Vários produtos por embalagem
93. Embalagens decorativas e colecionáveis
94. Gargalos, etiquetas e acessórios
95. Quebrando as regras
PESQUISA E REVISÃO
96. Testando e fazendo alterações
97. Medição do retorno do investimento
98. Antecipando a marca de amanhã
99. Pesquisa com o cliente
100. Celebrando uma marca de sucesso
Uma das principais características, não somente desse livro mas também nos outros da série, é que ele pode ser utilizado para constante consulta, não é um livro que você ira ler uma única vez e guardar em sua biblioteca mas sim deixar ao seu lado quando estiver projetando.
Materiais bem escolhidos melhoram a experiência visual da embalagem, criam interesse ao tocar, reduzem (ou aumentam) os custos e aumentam (ou diminuem) o impacto ambiental – Sarah e Candace
Então é isso aí pessoal, o livro é leitura obrigatória para quem estuda ou trabalha com design de embalagem, e para quem está na área de design gráfico é também uma excelente aquisição devido as suas muitas referências visuais de composições, cores, diagramação etc.
E se você quiser adquirir o livro basta acessar o site da editora Blucher, como já disse aqui anteriormente, lá você pode dar uma folheada virtual no livro além de poder fazer o download de uma amostra grátis em .PDF, e você pode fazer tudo isso clicando no link abaixo:
E se você gostou desse review não esqueça de curti-lo e compartilhá-lo nas suas redes sociais, aproveita também e comenta aí embaixo dizendo se você gosta do design de embalagem ou simplesmente dizendo se você gostou do artigo.
Fonte: http://chocoladesign.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.