Entre tantos estímulos sensoriais que recebemos diariamente é difícil saber o quanto conseguimos reter, sabemos, entretanto, que é pouco.
Marcas de produtos, serviços e empresas, anúncios, comerciais e ações de marketing. Existe, porém, um grupo relativamente pequeno de marcas que são facilmente reconhecidas pelo público geral, cujos logos de algumas até dispensam o uso do nome da marca, de tão reconhecidas que são. Este caminho, entretanto, é árduo e pode demorar anos, décadas e até séculos.
Vamos dar uma olhada na história e evolução dos logos de algumas destas marcas. Através da “linha do tempo visual” de cada uma é possível perceber como não apenas os logos mudaram, mas também como as marcas em si mudaram, seus negócios e produtos mudaram e como cada uma teve que se adaptar a diferentes épocas.
Pepsi
Em 1898, Caleb Bradham, criador da Pepsi-Cola, usou o primeiro logo manuscrito como marca do produto. Conforme o negócio foi se estabelecendo e o produto caindo no gosto popular, Bradham sentiu a necessidade de modificar o logo manuscrito para uma versão mais customizada. Assim, em 1905, um novo logo manuscrito foi introduzido, seguido por uma nova versão com o slogan “The Original Pure Food Drink”.
Em 1943, a Pepsi adotou uma tampa de garrafa estilizada no design do logo, além do slogan “Bigger Drink, Better Taste”. Mais tarde, em 1962 e depois em 1973, o logo foi tomando a forma que conhecemos hoje.
Em 1991, em comemoração ao logo manuscrito original, a Pepsi usou seu nome escrito itálico e em destaque em nova versão do design anterior.
Coca-Cola
A bebida Coca-Cola foi servida pela primeira vez em 1886 e, na época, o primeiro logotipo oficial da Coca-Cola não era o logotipo manuscrito. Apenas em meados de 1887 que Frank Robinson, contador da Coca-Cola, desenhou os primeiros traços do logotipo que hoje conhecemos, com fortes inspirações na escola artística Art Nouveau.
Entretanto, apenas nos anos 1930 e 1940 que uma interpretação clara do logotipo é exibida e usada de forma consistente. Durante os anos 1950 e 1960 o logotipo manuscrito é colocado dentro de uma forma, referida como o “fishtail”.
Em 1960, a onda foi introduzida no design, e é hoje um elemento visual onipresente na identidade da marca.
Em 1985, foi lançada a “New Coke” e o logo manuscrito foi ignorado completamente, tal decisão é reconhecida hoje como um fracasso da marca.
O logo utilizado atualmente é incrivelmente parecido com a versão dos anos 1900′s.
Apple
O logotipo original foi projetado por Ron Wayne, que começou a Apple com Jobs e Woz em 1976. A imagem é uma ilustração a pena e tinta de Sir Issac Newton encostado em uma macieira com uma parte de um poema de William Wordsworth: “Newton … Uma mente sempre viajando por mares estranhos do pensamento… sozinho” (Prelude, Livro III, Residência em Cambridge).
Steve Jobs decidiu acabar com esta imagem pois sentiu que logo de Wayne era muito cerebral e não facilmente reproduzido em tamanhos pequenos. Em 1977, com Wayne fora da empresa, Jobs recorreu a agência de publicidade Regis McKenna para produzir um logotipo novo, mais icônico.
Depois de várias tentativas e variações, o resultado foi o mais icônico de todos os logotipos da Apple: a maçã de arco-íris. Quando Jobs voltou à Apple em 1997, percebeu que colocar um arco-íris em seu iMac, por exemplo, traria uma imagem infantil para a marca. Ao invés disso, o logo foi exaltado nos produtos, em dimensões consideráveis, porém em versões monocromáticas.
Nike
O logotipo original da Nike foi projetado por Carolyn Davidson em 1971. Uma estudante de design gráfico que Phill Knight conheceu durante uma aula de contabilidade na Universidade Estadual de Portland para complementar o seu negócio então incipiente. E ele a pagou um total de 35 dólares! Doze anos depois, em 1983, Davidson foi convidada para almoçar na Nike onde Knight a surpreendeu com um anel com o logo da Nike em ouro e diamantes e um envelope contendo ações da empresa.
Shell
Desde sua primeira aparição no início de 1900, o logotipo da Shell passou de uma renderização realista de uma concha à forma estilizada que conhecemos hoje.
As cores apenas apareceram com a construção das primeiras estações de serviço da Shell na Califórnia. O vermelho e o amarelo não só ajudaram a Shell a se destacar, mas também são as cores da Espanha, onde muitos dos primeiros residentes da Califórnia nasceram, usadas para criar um vínculo emocional.
A partir dos anos 1950, o ícone se tornou mais e mais simplificado, melhorando o reconhecimento e memorização. O logotipo de 1971, que é usado ainda hoje, foi projetado pelo francês Raymond Loewy, que também criou logos para a BP e Exxon.
IBM
A empresa que se tornou a IBM foi fundada em 1896 como a Tabulating Machine Company por Herman Hollerith, em Broome County, Nova York.
IBM adotou seu nome atual em 1924, quando se tornou uma empresa de fabricação internacional, representada pelo logo utilizado até 1946, que sugerira um globo, cercado pela a palavra “Internacional”.
O logotipo que foi usado em 1947-1956 substituiu o globo por um simples “IBM”.
Entre 1956 e 1972, as letras “IBM” assumiram uma forma mais sólida, fundamentada e de aparência equilibrada.
Em 1972, as listras horizontais substituem as letras sólidas para sugerir “velocidade e dinamismo”. Este logotipo, bem como o anterior, foi projetado pelo designer gráfico Paul Rand.
Canon
A origem da Canon de hoje se dá no Laboratório de Instrumentos Ópticos de Precisão em 1933. O primeiro conjunto de câmeras foi nomeado Kwanon, em homenagem à deusa budista da misericórdia. Deusa esta que era ilustrada como dona de vários braços e cuspidora de chamas.
Desde o início, a empresa trabalhou com a ambição de alcançar o mundo exterior e, como tal, a empresa queria adotar um nome que fosse aceitável a nível mundial. Com esta intenção, o nome da empresa foi alterado de Kwanon para Canon e foi registrado como o nome e logotipo da empresa em 1935.
Nokia
Em 1865, o engenheiro Fredrik Idestam estabeleceu uma fábrica de celulose de madeira às margens das corredeiras Tammerkoski na cidade de Tampere, no sul da Finlândia.
Mais tarde, em 1868, ele construiu um moinho no Rio Nokianvirta, que deu à Nokia seu nome. Em 1871, Idestam e seu amigo Leo Mechelin, a renomearam e a transformaram em uma empresa de capital aberto, assim fundando a Nokia Company.
O primeiro logotipo da Nokia foi criado em 1966 mostrando a imagem de um peixe. Essa imagem deve ser inspirada pelo salmão do Rio Nokianvirta.
Em 1898, Eduard Polon fundou a Finnish Rubber Works, que mais tarde se tornou a empresa de borracha da Nokia. A nova empresa tentou produzir muitos produtos como papéis, bicicletas, pneus de carro, calçados, cabos de comunicação, máquinas de geração de energia elétrica, televisores, capacitores, e muito mais.
Em 1967, três empresas que foram de propriedade conjunta da Nokia desde 1922, oficialmente se fundiram, criando a Nokia Corporation. Após a fusão, a Nokia Corporation adotou o logotipo arredondado e preto, com “Nokia” escrito em branco.
No início de sua produção de equipamentos de telecomunicações, a Nokia adotou o logo bastante semelhante ao atual, mas com a cor azul claro e uma seta apontando para cima. A seta no logotipo representa o progresso da Nokia e avanço na indústria de telecomunicações.
Por Carolina Sangiovanni do CHOCO LA DESIGN e veja mais em Bored Panda
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