Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Dicas para produção de peças gráficas

quarta-feira, 13 de março de 2013

Dicas para produção de peças gráficas

- Durante a fase de criação tente mencionar todos os aspectos que você julga importantes sobre o que você deseja. Qualquer detalhe que passe em branco na hora de uma criação gráfica pode significar muitas alterações pequenas o que toma muito tempo e prolonga o processo de projeto.

-Confira sempre os textos escritos nas peças, desde números a erros de português. Pois, como dito anteriormente, uma vez finalizados os arquivos de impressão, não é possível fazer nenhuma alteração. E ainda, depois de impressos, erros dessa espécie não são de responsabilidade do fornecedor.

-Lembre-se que designers não são redatores! Todos os textos das peças, inclusive nomes das empresas são de responsabilidade do cliente.

- Na hora de orçar, envie sempre as especificações técnicas contidas nesse arquivo para os fornecedores, assim, você evita que a peça seja produzida em materiais similares de pior qualidade.

- Tendo a sugestão de algum fornecedor de algum material que diminua o custo, não deixe de perguntar ao designer.

- Combine já nos orçamentos: prazo de entrega, preços com nota fiscal, forma de pagamento e valores de transporte, pois algumas empresas não incluem isso em seus orçamentos.

-Cuidado com os fornecedores! Ás vezes, quando se precisa de uma peça com urgência, é melhor pagar mais caro a um fornecedor confiável e ter as peças no tempo hábil do que perder oportunidades de negócios.

-Tente fazer sempre no mínimo 3 orçamentos para comparar preços. E, encontrando um muito mais barato, desconfie! Verifique se as especificações de materiais são as mesmas, e procure saber se alguém já executou algum trabalho com esse fornecedor antes. Bons fornecedores evitam problemas desnecessários.

- Tente organizar os orçamentos e observar os prazos, pois orçamentos têm validade! Um preço pode não ser o mesmo após algumas semanas. Isso acontece pelas variações de cotação de matérias primas no mercado.

- Na hora de mandar executar o projeto, tenha sempre o orçamento em mãos para garantir o preço combinado anteriormente. E combine a forma de entrega!

- Tente acompanhar o início das impressões, pois é aí que serão feitas as regulagens de máquinas, e é onde podem ocorrer distorções de cor e outros problemas. Caso as cores sejam alteradas, ou os arquivos estejam diferentes dos entregues a você pelo designer, reclame! Produções mal feitas sem consultar o contratante devem ser devolvidas!

- Peça sempre que possível, uma amostra da produção inicial, para que você possa comparar com as outras que lhe foram entregues. Manter um padrão das peças só reforça a identidade da sua empresa e faz com que ela se mostre mais confiável.

- Na hora de receber as peças confira o número de unidades, o valor da nota fiscal e a qualidade do projeto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.