Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Tipos de papéis e suas aplicações

segunda-feira, 25 de março de 2013

Tipos de papéis e suas aplicações

Cris Schiavenin
Embora já tenhamos publicado vários posts sobre este mesmo assunto, acreditamos que vale a pena voltar a este tópico por tratar-se de um assunto extremamente relevante para os nossos colaboradores e clientes.

Hoje trazemos a vocês uma bela matéria da competentíssima designer, Cristiane Schiavenin do CHOCO LA DESIGN que aborda sobre este tema: 

"No nosso dia-a-dia como Designers, procuramos usar toda criatividade, prática, embasamento teórico, e muita inspiração e claro usar o seu próprio estilo para criar uma peça gráfica de acordo com o briefing do nosso cliente. Mas mesmo assim, uma ótima criação não basta.

A escolha do papel no qual será impresso o material também é importante para garantir um diferencial do produto, tendo assim mais qualidade e ótimos resultados. Conhecendo os papéis e suas características, auxilia no momento da escolha para que o mesmo seja mais adequado à sua peça gráfica. Para que esta escolha seja correta, você deve levar em considerações o tipo da criação, a tinta e as possibilidades de acabamentos. Se você se interessa ou tem dúvidas sobre o assunto, continue lendo o artigo..."

1 – Escolha do papel se dá ao Valor subjetivo:


O custo: quanto maior a tiragem, maior o custo relativo do papel. Em pequenas tiragens, muitas vezes a diferença de preço compensa o uso de um papel mais caro, pelo valor subjetivo que será agregado;
A disponibilidade no mercado: exceto no caso de tipos de papel de uso mais freqüente (couchê e offset), o mercado de papéis é sanzonal. Muitas vezes, um papel mais diferenciado não é encontrável junto aos fornecedores. por isso, é sempre bom entrar em contato com o fornecedor com alguma antecedência;
As restrições técnicas: alguns processos não permitem o uso de determinados tipos de papel. Mesmo no caso do offset – processo que aceita praticamente todos os papéis –, há diferenças de qualidade de acordo copm as propriedades de cada tipo. na dúvida, se consulta gráfica.

2 – Classificação dos papéis:

Atualmente existem infinitas variedades de papel no mercado, para você escolher de acordo com a sua peça gráfica e criatividade. Para diferenciar um modelo de papel do outro, existe uma classificação básica

a) Peso: Normalmente, o peso varia de 50 a 350 gramas. Quanto maior a gramatura, mais grossa é a folha, maior o peso terá o impresso, maior opacidade (ou seja, a folha é menos “transparente”, o que beneficia a leitura no caso da impressão frente-e-verso) e maior o custo, já um papel de gramatura excessivamente baixa é bem mais barato, mas poderá fazer com que a publicação seja por demais maleável, comprometendo a apresentação e a futura conservação.
Por exemplo, 50 gramas é um papel mais fino, e, portanto o 350 gramas será o papel mais grosso. Isto define o peso e o volume do seu impresso final. O peso influencia no preço da impressão.

b) Formato: O formato bem definido resulta em aproveitamento de papel, o que pode proporcionar economia. Isto não só vale para custo, como para uma consciência ecológica. Por exemplo, Parece não haver maior diferença se um cartaz com 46 cm de altura x 32 ou 34 cm de largura, certo? São apenas dois centímetros a mais, e talvez fique “mais bonito” se ele for um pouco mais largo. No entanto, com 32 cm, cabem quatro cartazes em cada folha 2B, formato muito utilizado para impressão em grande escola.
Com 34 cm, apenas dois, havendo um grande desperdício de papel. Vamos considerar uma tiragem de quatro mil cartazes – o que não é muita coisa. Com 32 cm, serão necessárias pouco mais de mil folhas de papel (considerando sobras para testes e erros), enquanto com 34 cm serão necessárias mais de duas mil. Nós devemos sempre nos informar com as gráficas em que imprimimos nossos materiais sobre os formatos de papeis possíveis para impressão, gastando menos papel, e claro, o orçamento fica mais acessível, deixando também é claro nosso cliente mais feliz.

c) Cor: A cor do papel pode influenciar na composição criativa das cores que você usa na sua arte. Geralmente, o papel escolhido é branco, ao passo que tons amarelados ou caramelados tendem a ser associados com baixa qualidade. Existem diversas peças gráficas que podemos realizar com os papeis já coloridos de fábrica, deixando a peça gráfica com uma criação diferente e de orçamento mais baixo.

d) Textura: A textura pode ser definida como o aspecto do papel (lisos, telados, etc.) ou quanto ao seu grau de rigidez. A textura do papel pode ser escolhida de acordo com a arte. Tomando o processo offset como referência, quanto mais liso o papel, mais nítida e viva será a impressão.
Os papéis com textura, por sua vez, tendem a singularizar o produto final, mas não são indicados para policromias com grande exigência de nitidez nos detalhes (como livros de arte, por exemplo). Da mesma forma, devem ser evitados quando do uso de corpos muito pequenos (abaixo de oito pontos). Na serigrafia, na xerografia e na impressão digital, eles são contra-indicados no que confere a legibilidade e definição de detalhes.


Tipos de papéis

Couchê

É um tipo de papel resistente, mais caro, mas amassa facilmente dependendo da gramatura. Graças a textura lisa e delicada, possui uma ótima qualidade de impressão. Uma característica do couchê brilho é que nas áreas que serão impressas (que terá tinta de impressão) possuam um brilho acetinado em ambas faces. Já o couchê fosco possui menos brilho, maior tempo de secagem da tinta e é mais barato que o brilho. Sua gramatura é bastante abrangente, mas trabalha basicamente com 04 gramaturas: 90, 120, 150 e 250 gramas.

Aplicações:

  • Cartão de Visita;
  • Folders;
  • Flyers;
  • Panfletos em geral;
  • Tags;
  • Encartes de Supermercados;
  • Cartazes e outros.

Duplex

Mais conhecido como papelão, é um tipo de papel composto por 2 camadas de papel, sendo a primeira de branca, acetinada e lisa e a segunda camada com uma pasta não branqueada (por isso o papel fica com essa cor) O verso do papel permite melhor qualidade e produtividade na hora da impressão. A gramatura do papel Duplex é 250 gramas e 300 gramas.

Aplicação de materiais:

  • Calendário de Parede;
  • Sacolas;
  • Caixas;
  • Embalagens em geral.

Off-set

É o Papel mais utilizado, e como possui bastante cola na sua composição, ele tem superfície uniforme. É um papel bastante branqueado (dos branqueados é o mais barato), encorpado e possui textura fosca e resiste o melhor possível a ação da umidade, o que é de extrema importância para a impressão pelo sistema off-set. Além a vantagem de baixo custo, possui alta qualidade, com grande nitidez , cores vivas e intensas das áreas impressas. A gramatura este papel varia de 56 gramas a 240 gramas.

Aplicação de materiais:

  • Receituário;
  • Papel Timbrado;
  • Miolo de Livros;
  • Miolos de Revistas em Geral;
  • Folhetos.

Supremo

Possui bastante resistência e tem a superfície mais lisa do mercado, o que faz dele um papel muito procurado e com altíssima qualidade. Possui um semi brilho, e tanto a frente e quanto o verso do papel é branco. Aceita todos os recursos gráficos e geralmente é usado nesse papel um acabamento gráfico especial (verniz U.V ou verniz fosco), para dar mais brilho e durabilidade. A gramatura deste papel é de 250 gramas e de 300 gramas.

Aplicação de materiais:

  • Cartão de Visita;
  • Imã;
  • Folhinha;
  • Calendário Bolso;
  • Calendário Mesa;
  • Marcador de Páginas e outros.

Papel reciclato

Este papel é um tipo de papel reciclado. Ele possui essa aparência de papel reciclado, mas ele é na verdade um papel off-set 100% reciclado. Com sua qualidade, é um papel correto para fazer um diferencial ou algum detalhe diferente em seus trabalhos, por possuir textura única, e possuir essa tonalidade de reciclado. A gramatura de papel varia de 90 e 240 gramas.

Aplicação de materiais:

  • Cartão de Visita;
  • Folder;
  • Flyers;
  • Receituário;
  • Papel Timbrado;
  • Tags;
  • Pastas;
  • Cartazes e outros.


E falando em Papel Reciclato, tenho um vídeo a seguir que eu acho legal sobre Design Sustentável Arte em Papel – Móveis, luminárias e quadros feitos com papelão ondulado . Quem quizer conferir:

E agora mais alguns exemplos da variabilidade e utilização criativa dos diversos tipos de papeis:

Fonte: CHOCO LA DESIGN e Panucarmi – Glossário de tipos de papel | Sudipel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.