Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 1 de Fevereiro - Dia do Publicitário

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

1 de Fevereiro - Dia do Publicitário

Profissional da área de comunicação, o publicitário atua no planejamento, coordenação e desenvolvimento de campanhas publicitárias para divulgar produtos, serviços, empresas ou pessoas.
Sempre atento às últimas tendências do mercado, ele analisa o que será divulgado, bem como o público a que se destina, visando lucro para quem anuncia. Em resumo, traduz, sob a forma de anúncios, os objetivos do cliente para o qual trabalha.
O que parece mas não é
A profissão foi regulamentada em 18 de junho de 1965 pela Lei no 4680 e para fiscalizar seu exercício foi criado o Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária - CONAR - em 1980. Constituído por publicitários e profissionais de outras áreas, o CONAR é uma organização não-governamental que visa impedir a propaganda enganosa ou abusiva e promover a liberdade de expressão publicitária.
Recebe denúncias de consumidores que se sintam lesados de alguma forma por qualquer propaganda veiculada e as julga através de uma comissão de ética formada por conselheiros da entidade. Quando comprovada a procedência da denúcia, pode recomendar alteração do conteúdo do anúncio ou suspender sua veiculação.
Onde atuar?
São muitas as atividades do publicitário que pode trabalhar em diversas áreas, tais como:
Agência de Publicidade e Propaganda
Se trabalha no setor de Atendimento, é responsável por contatar o cliente e captar o que deseja da agência, transmitindo para as outras partes envolvidas no processo. No setor de Pesquisa e Planejamento, deve analisar a viabilidade do produto no mercado e o público a que se destina. Também elabora a campanha de acordo com o orçamento autorizado pelo cliente.
No setor de Criação, exerce sua criatividade para redigir os textos e slogans, além de criar as imagens que serão a marca dos anúncios.
Já na parte de produção, é responsável por colocar em prática as idéias vindas da criação e dar forma final à campanha. Mas é no Setor de Mídia que a campanha sai do papel e passa a ser veiculada nos meios de comunicação escolhidos no planejamento.
Departamentos de Marketing de empresas públicas ou privadas
Os departamentos de marketing surgem como boas alternativas para publicitários que geralmente ocupam cargos na área de gerência de produto.
Com uma visão geral de todo o processo que envolve o lançamento de um produto no mercado, o gerente atua como elo de ligação entre a empresa, o produto e o público-alvo. Seu objetivo é adequar a capacidade de produção e comercialização da empresa às características do mercado.
Promoção de vendas
Nesta área, elabora estratégias para melhorar as vendas de um determinado produto que já existe no mercado. Pode criar campanhas promocionais, visando incrementar as vendas ou reposicionar o produto.
Publicitários também podem trabalhar como autônomos, realizando serviços para empresas ou lecionar em escolas que tenham cursos profissionalizantes na área de comunicação e em faculdades.
Onde estudar?
Para atuar como publicitário, é necessário curso superior, preferencialmente em Comunicação Social, o único que oferece habilitação em Publicidade e Propaganda. Mas profissionais formados em Administração e Marketing também atuam na área.
Com duração mínima de 4 anos, o curso de Publicidade e Propaganda tem matérias específicas como Linguagem Publicitária, História da Publicidade no Brasil, Técnicas de Redação Publicitária, Criação Publicitária, Pesquisa de Mercado e Planejamento Publicitário e disciplinas da área de ciências humanas como Psicologia, Filosofia, Sociologia e Antropologia.
A área administrativa da publicidade, onde o aluno aprende a fazer estudos estatísticos, pesquisas de marketing e de veiculação e planilhas de custos, também é garantida pelo curso.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
HOMENAGEM AO PUBLICITÁRIO 

O publicitário é um profissional especialista em diversas áreas. Ele é especialista em comunicação, em se adaptar para atender a diversos segmentos do mercado, um camaleão por natureza. O trabalho tem um pouco das outras profissões. Afinal, todo publicitário tem um pouco de:

Médico: socorre a marca, faz diagnóstico e receita as melhores estratégias para ela sair da UTI e ficar saudável o mais rápido possível.
Jogador de Futebol: joga em equipe com o objetivo de fazer gols para os seus Clientes. Às vezes, sai alguns de placa.
Taxista: ouve aonde o destino do Cliente quer chegar e cria o melhor caminho para a empresa chegar lá.
Cineasta: quando a verba é muito curta, cria comercial “Trash”. Quando é apenas curta, ele vira “Cult”. Quando o orçamento é muito grande, vira um “Blockbuster” com tendências de se transformar em viral. Mas, dependendo da criatividade, essa lógica pode que mudar.
Ator: usa o drama ou a comédia na apresentação ao Cliente para convencê-lo a comprar a ideia da agência.
Arquiteto: através do Planejamento, projeta para o Cliente a área que a campanha vai dominar em termos de veiculação.
Engenheiro: através da Criação, Mídia e Produção executa o Planejamento.
Estilista: cria modelos que desfilam nas ruas, páginas de jornal e durante 30 segundos.
Advogado: usa argumentos para defender a ideia da execução sumária do juiz, mais conhecido como Cliente.

Essa foi uma pequena amostra de como o publicitário se transforma para atender as necessidades de várias marcas. Se você lembrar de outra profissão que faz parte da carreira, fique à vontade para compartilha sua sugestão nos comentários.
                                                                                                                                                          FONTE: BLOGCITÁRIO

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