Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Um mundo chamado Google

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Um mundo chamado Google

Não passamos um dia sequer sem depender dos serviços da empresa, seja  fazendo uma pesquisa, aprendendo o caminho para se chegar a algum lugar, buscando artigos, assistindo videos ou aquela fonte que se adapta muito bem ao seu site. Quero, através deste, mostrar o quão importante uma ideia de dois caras do Vale do Silício de querer mudar o mundo impacta na nossa realidade.


No começo, os fundadores imaginavam que o Google valeria 10 bilhões no mercado. Angels e financiadores achavam aquilo loucura. Hoje, acham loucura o que achavam naquela época, 10 anos atrás, porque agora ele vale mais de 200 bilhões de dólares. O Orkut chegou e foi o “boom” das redes sociais no Brasil, e muitos acreditavam que não teria fim. Não teve, apenas houve uma migração para outra concorrente que veio e falou mais alto na questão perda de tempo rede social. O Google Plus hoje ainda não é utilizado com todo o seu potencial no Brasil.
Escritório do Google
Lobby em Sydney, na Austrália e escritório em Zurique, na Suíça
Larry Page e Sergey, fundadores da empresa, eram ambiciosos e tinham uma panorâmica em relação ao futuro da internet. Não se importavam com o Makerting tradicional para a empresa –  a não ser ter o logotipo na empresa refletida na Lua. De uma empresa com o primeiro foco direcionado às buscas, passou-se a caminhar para também a publicidade, no caso, os links patrocinados. De início, o dinheiro pagava apenas as cervejas, anos se passaram e é uma mina muito valiosa da empresa. O Google Analytics é um tópico muito importante a ser estudado em um projeto web na otimização de páginas.

Google aliada aos desenvolvedores

A empresa é parceira de todos àqueles que querem caminhar com ela. É moderna e se aproveita para inteirar aos desenvolvedores em quais âmbitos tecnológicos  está trabalhando e torna isso público. O Google Developers é uma central dedicada, exclusivamente, aos desenvolvedores. Há programas especiais, ferramentas para desenvolvimento, notícias e APIs para diversos serviços oferecidos pelo Google.
Chrome Experiments , um site de experimento de Javascript, HTML5, Canvas, SVG e WebGL, feitos por desenvolvedores de todo o mundo. “E nós esperamos que eles mostrem como a web se tornou mais rápida, mais divertida e mais aberta – o mesmo espírito com que nós construímos o Google Chrome.” (Já falamos de alguns projetos em “Feliz parceria entre bandas e Google, usando HTML5“)
Já o HTML5 Rocks  é um site feito para desenvolvedores também, com tutoriais e vídeos , e motivações para o uso do  HTML5.  Outro não menos importante é o Google Swiffy, ainda em fase beta,  que é uma extensão que converte arquivos Flash para os padrões HTML5.
A preocupação do design por parte da empresa é grandiosa. Para os desenvolvedores Android, foi criado um guia de Design, com princípios de UI, Patterns e visões criativas, para tornarem seus aplicativos ainda mais atraentes e, consequentemente, rentáveis na Play Store.

De portas abertas

Onde mora a internet”, é esse o nome do site que o Google abre suas portas e mostra os seus Data Centers, que se localizam em Hamina (Finlândia) e na Carolina do Norte(EUA).  Nele há explicações de como tudo funciona, o abastecimento de energia, resfriamento e até mesmo as pessoas que trabalham para que tudo aconteça. É de se espantar com tamanha organização e impacto visual que causam.
Data Center do Google
Quando se fala em Data Center geralmente pensamos em salas frias e escuras, com pilhas e pilhas de computadores com seus leds em ação, mas essa imagem padrão que temos em nossa mente se desmente quando o Google expôs as fotografias. Tamanha também é a organização dos tubos e fios por cores, cada um representando algo. O site, também disponível em português, contém muitas fotos e informações, é de se espantar!
Uma das melhores empresas para se trabalhar, segundo o Prêmio do Great Place to Work®, ganhadora em 3 anos.  Bem-estar aos Googlers (como são chamados os funcionários) e uma paixão enorme deles pela empresa. A cultura Google é muito livre e aberta.  Abaixo o vídeo em que abriram as portas  e mostraram como é o escritório do Google em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Referência e motivação do post: Livro Google – A Biografia, Steven Levy, Editora Universo dos Livros. Recomendo a todos que se interessam!
FONTE: Por Thiago Almeida do CHOCO LA DESIGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.