Este parece ser um assunto um tanto quanto complicado. Bom, e é
mesmo. Por isso, vamos tentar fazer com que ele fique bem simples. Mas,
para isso, precisamos antes entender um pouco sobre o que é simbologia.
Simbologia é o estudo dos símbolos, que são elementos que representam
algo. Por exemplo, uma placa redonda com uma letra “E” no meio,
cortada, é um sinal de trânsito, um símbolo que indica “Não estacione”.
Isso para simplificar, porque o assunto é bem mais complicado. Por
exemplo, em Portugal as placas cortadas indicam permissão e não
proibição como acontece aqui no Brasil. A cor azul é um símbolo de
tranquilidade, a amarela de alegria, e assim por diante. Não vemos
apenas a cor amarela, mas o que está por trás dela, o que ela representa
para nós.
Fatalmente, algo que representa uma coisa pra mim pode representar
outra para você. Mas existem alguns “padrões”, que coloquei entre aspas
porque são padrões do tipo “a maioria das pessoas pensam isso sobre tal
coisa em determinada cultura”. A maioria das pessoas pensa em alegria
quando vê a cor amarela, apesar de ela poder representar riqueza, por
exemplo.
Vamos para outro exemplo. As fontes. Os textos escritos com fontes
grossas e retas representam masculinidade, força, vigor, segurança etc.
As fontes finas e manuscritas representam feminilidade, sutileza,
delicadeza, requinte e assim por diante. Na prática, você usa fontes
grossas e retas para representar algo forte e vigoroso e fontes finas e
manuscritas para representar sutileza e delicadeza. Não é necessário
essa explicação estar escrita, as pessoas “percebem”, sentem, intuem,
sabem que na cultura delas tal símbolo representa algo psicologicamente.
Normalmente, isso acontece de forma inconsciente.
Por isso, a simbologia em publicidade é tão utilizada. Usam-se
padrões de símbolos para que tal fonte, cor, forma etc. representem algo
na cabeça do consumidor. É um estudo complexo, mas extremamente útil
para quem trabalha com comunicação. O consumidor compra algo com o qual
se identifica, e para se identificar com o produto ele precisa saber o
que o produto representa para ele, e certamente ele usa (normalmente de
forma inconsciente) os símbolos para obter essa informação.
Um assunto tão complexo não caberia em apenas um artigo, portanto
apresentamos aqui somente o básico. E damos uma dica muito importante:
estude bastante sobre simbologia. Com certeza isso te ajudará muito
profissionalmente, o seu cliente terá um retorno de comunicação muito
melhor e você terá muito mais conhecimento na área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.