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segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Simbologia em publicidade



Este parece ser um assunto um tanto quanto complicado. Bom, e é mesmo. Por isso, vamos tentar fazer com que ele fique bem simples. Mas, para isso, precisamos antes entender um pouco sobre o que é simbologia.

Simbologia é o estudo dos símbolos, que são elementos que representam algo. Por exemplo, uma placa redonda com uma letra “E” no meio, cortada, é um sinal de trânsito, um símbolo que indica “Não estacione”. Isso para simplificar, porque o assunto é bem mais complicado. Por exemplo, em Portugal as placas cortadas indicam permissão e não proibição como acontece aqui no Brasil. A cor azul é um símbolo de tranquilidade, a amarela de alegria, e assim por diante. Não vemos apenas a cor amarela, mas o que está por trás dela, o que ela representa para nós.

Fatalmente, algo que representa uma coisa pra mim pode representar outra para você. Mas existem alguns “padrões”, que coloquei entre aspas porque são padrões do tipo “a maioria das pessoas pensam isso sobre tal coisa em determinada cultura”. A maioria das pessoas pensa em alegria quando vê a cor amarela, apesar de ela poder representar riqueza, por exemplo.

Vamos para outro exemplo. As fontes. Os textos escritos com fontes grossas e retas representam masculinidade, força, vigor, segurança etc. As fontes finas e manuscritas representam feminilidade, sutileza, delicadeza, requinte e assim por diante. Na prática, você usa fontes grossas e retas para representar algo forte e vigoroso e fontes finas e manuscritas para representar sutileza e delicadeza. Não é necessário essa explicação estar escrita, as pessoas “percebem”, sentem, intuem, sabem que na cultura delas tal símbolo representa algo psicologicamente. Normalmente, isso acontece de forma inconsciente.

Por isso, a simbologia em publicidade é tão utilizada. Usam-se padrões de símbolos para que tal fonte, cor, forma etc. representem algo na cabeça do consumidor. É um estudo complexo, mas extremamente útil para quem trabalha com comunicação. O consumidor compra algo com o qual se identifica, e para se identificar com o produto ele precisa saber o que o produto representa para ele, e certamente ele usa (normalmente de forma inconsciente) os símbolos para obter essa informação.

Um assunto tão complexo não caberia em apenas um artigo, portanto apresentamos aqui somente o básico. E damos uma dica muito importante: estude bastante sobre simbologia. Com certeza isso te ajudará muito profissionalmente, o seu cliente terá um retorno de comunicação muito melhor e você terá muito mais conhecimento na área.

Fonte: Por Alexandre Bigaiski da Gráfica CDC

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