Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 16 de fevereiro - Dia do Repórter

sábado, 16 de fevereiro de 2013

16 de fevereiro - Dia do Repórter


Dia do Repórter – 16 de Fevereiro

O repórter, jornalista ou correspondente de notícias é o responsável por coletar informações, elaborar histórias e fazer transmissões que informam ao público sobre eventos locais, estaduais, nacionais e internacionais; pontos de vista atual sobre temas atuais e relatório sobre as ações dos funcionários públicos, executivos de empresas , grupos de interesse, e outros que exercem o poder.
O repórter é uma das mais importantes pessoas que trabalham nos meios de comunicação. Ele pode exercer a função de locutor, enviado especial ou mensageiro.
O repórter é a testemunha ocular de um acontecimento. Mediante sua atuação, podem ser vivenciadas as emoções do fato que está acontecendo.

Ele busca a informação, colhe os dados, verifica as fontes, entrevista ou confronta as pessoas. Depois apura e organiza esses dados, para que se transformem em matéria viável.
O repórter que está no início de carreira, ou recém-formado, é chamado de “foca”.
Os repórteres fotográficos e cinematográficos não redigem a notícia, mas fornecem as imagens documentais do fato. Seu trabalho, é necessário e importante, às vezes é premiado pela originalidade ou mesmo pela audácia da imagem gravada.
Esses profissionais se complementam dentro da redação.
Alguns coletam os dados e verificam as fontes, outros escrevem e revisam o texto final; os demais documentam os acontecimentos em imagens, sejam fotos ou vídeos.
Tudo isso faz da profissão do jornalista-repórter um leque de oportunidades e especializações que abrigam todos os talentos.
Para ser repórter, é necessário ter o curso superior de jornalismo, dentro da área da Comunicação Social. As atividades dos repórteres e jornalistas, na verdade, se confundem e respeitam a mesma ética e os mesmos objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.